Por:
Produo de banana em destaque
Acompanhados do técnico agrícola da Emater/RS – Ascar, Sanderlei Pereira, um grupo de produtores de Candelária esteve na última sexta-feira, 28, no 5º Seminário do Cultivo da Banana, realizado em São João do Polêsine. Promovido pelo escritório da Emater e secretaria municipal de Agricultura daquele município, o evento teve uma vasta programação, como palestras técnicas e demonstrações práticas em propriedades de cultivadores locais.
Participaram das atividades Cláudio Hennig, Adir Costa e Onivaldo de Oliveira Costa, produtores candelarienses que somam cerca de quatro hectares de banana cultivados, e ainda Josiel Gewehr, proprietário da Agroindústria Apecan, do Travessão Schoenfeldt, que tem interesse em beneficiar a fruta. Conforme Sanderlei, o grupo de Candelária ficou bastante entusiasmado com as instruções repassadas pelo engenheiro agrônomo Roberto Sackiens sobre o manejo do bananal. Os agricultores também ficaram impressionados com o aproveitamento da banana e a diversidade de produtos feitos a partir da fruta. Entre as novidades apresentadas no seminário estavam os bombons à base de banana com vários sabores, guloseimas que estão tendo uma ótima aceitação comercial. “Os bombons estão sendo revendidos no Carrefour, em Porto Alegre. Uma prova de que pequenas agroindústrias podem se inserir em grandes mercados”, explica.
APLICAÇÃO – Os assuntos tratados no seminário serão de grande valia para os produtores, segundo antecipou Sanderlei Pereira. Todas as técnicas de manejo, como controle de pragas, adubação e desbaste do bananal devem ser usadas nas propriedades locais. Além disso, através da família Gewehr, ainda há a possibilidade de um futuro beneficiamento da fruta no município. Sem dúvida, mais uma vantagem para a cultura da banana em Candelária.