Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Silos viram modelos de excelentes negcios

Os silos de armazenamento e secagem de grãos instalados em propriedades rurais de Candelária estão ganhando visibilidade regional. No início da semana passada dois produtores de Segredo, Paulo Bavaresco e Gilson Siebet, acompanhados pelo técnico agrícola Alencar Feron, estiveram no município para conhecer os modelos de silos locais. Sob a coordenação de Sanderlei Pereira, do escritório da Emater/RS – Ascar de Candelária, o grupo esteve nas propriedades de Sônia Lange, na Linha Brasil, e Clécio Gewehr, no Travessão Schoenfeldt.
Os visitantes ficaram impressionados com a simplicidade e eficiência do sistema, que seca e armazena os grãos de uma forma barata e bastante proveitosa. Conforme especialistas, a qualidade do arroz secado neste método, por exemplo, é muito superior ao modo convencional. Ao conhecerem de perto os silos, a intenção dos agricultores de Segredo é aplicar a idéia em suas propriedades.
Atualmente, Sônia Lange está colhendo milho e Clécio Gewehr está envolvido na safra de arroz. Neste sentido, esta é uma boa época para as pessoas que tiverem interesse conhecerem os silos. Se surgir eventuais interessados, o escritório local da Emater informa que elabora gratuitamente projetos de acordo com a necessidade de cada um e as peculiaridades de cada propriedade, além de acompanhar de perto a construção dos silos. O investimento feito gira em torno de R$ 7,00 por saco instalado. Até o momento, o Sicredi já financiou dois silos em Candelária.