Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Aes Integradas no Guia

Buscando uma aproximação mais efetiva com a comunidade e com o ambiente escolar, foi promovido na escola estadual Guia Lopes na última quinta-feira, 17, o projeto Ações Integradas, desenvolvido pela Brigada Militar do Vale do Rio Pardo (incluindo seus diferentes segmentos), com o apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Candelária e da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, que indicou o educandário candelariense para sediar o projeto. Em toda a região, as ações integradas já foram realizadas em vários municípios, como Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Encruzilhada do Sul e Vera Cruz.
Durante o encontro foram ministradas oficinas dirigidas aos alunos com a colaboração dos bombeiros, policiamento ambiental, rodoviário, montado e ostensivo, sendo abrangidos assuntos como educação ambiental, noções de segurança no trânsito, noções de prevenção a incêndio e acidentes domésticos e sensibilização no que se refere à resistência ao uso das drogas. Além disso, também foram realizadas atividades recreativas com o objetivo de integrar a BM aos estudantes, como passeios a cavalo e no caminhão dos bombeiros.
Na abertura oficial do evento, participaram alunos, professores e direção da escola, além do comandante do CRPO/VRP, Dalvo Werner Friedrich, do capitão da 4ª Cia. da BM, Rodrigo Sartori, da coordenadora da 6ª CRE, Gardênia Quadros Goettert, e da secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Leandra Sartori, entre outras autoridades. Durante os depoimentos, Gardênia elogiou a instituição de ensino, destacando ser muito receptiva e acolhedora. Já Cel. Werner evidenciou a excelência das ações integradas. “Mostra à comunidade, principalmente aos jovens, que a BM não serve apenas para repreender, mas também para ensinar todos os valores que formam o cidadão”, finaliza.