Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Deputado Heitor Schuch resgata em Livro a histria das sociedades alems

O livro Sociedades Alemãs – A cultura através dos tempos, de autoria do deputado Heitor Schuch (PSB), será lançado no dia 27 de abril, às 13h, no Pavilhão Central da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, num grande encontro intermunicipal de sociedades. A obra é resultado de ampla pesquisa realizada no ano passado que objetivou resgatar a história das sociedades alemãs em atividade nos municípios de Candelária, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz. A obra reproduz a trajetória de 265 sociedades e registra, além de dados históricos, curiosidades. De Candelária, figuram nesta edição a Sociedade Guilherme Tell, Clube Botucaraí, Clube de Damas Concórdia, Clube de Damas Rio-Grandense, Sociedade Carlos Gomes, Sociedade Clube de Bola Brasil e Sociedade Canto Orfeu. A idéia é que, após o lançamento do livro, muitas sociedades que não integram esta primeira edição possam dar origem a um segundo volume.

MULHERES – No livro, Schuch recorda que muitas sociedades alemãs foram desativadas durante a Segunda Guerra Mundial, com destaque para a criação das sociedades de damas, as primeiras organizações sociais em que a mulher pôde exercer suas potencialidades de coordenação e comando de uma entidade. As sociedades foram, assim, um embrião para a formação de lideranças comunitárias, políticas, cooperativistas e empresariais. Para Schuch, “as sociedades resistiram ao tempo e se renovam a cada momento. Prova disso é termos sociedades centenárias e outras nascendo agora”, completa.

Importante
No dia do lançamento, cada sociedade ganhará um exemplar do livro. Patrocinado pela Assembléia Legislativa, o primeiro volume será distribuido gratuitamente.