Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

A marcha em defesa dos municpios

Uma ampla programação marcou a XI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada na capital federal entre 15 e 17 de abril e cuja abertura contou com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva. A iniciativa, reconhecida como a mais importante em favor do municipalismo brasileiro, teve destacada participação candelariense. O prefeito Lauro Mainardi foi um dos debatedores incluídos no programa oficial. Ele atuou junto à mesa do painel Soluções Municipais para a Promoção da Inclusão Social. No desenvolvimento do tema a primeira-dama Jussara Mainardi teve oportunidade de falar sobre os projetos sociais desenvolvidos no município, como o Mutirão da Cidadania, o Baile dos Sonhos, o Projeto Acreditar e o Projeto Banco da Sucata, entre outros.
O prefeito Lauro fez uma avaliação muito positiva da marcha promovida pela Confederação Nacional de Municípios. “Foi a maior e melhor já realizada”, observou, valorizando a participação de ministros, o que oportunizou aos prefeitos expor problemas e dificuldades das cidades. Da mesma forma, a primeira-dama Jussara considerou muito proveitosa sua participação, considerando a visibilidade obtida pelos projetos sociais apresentados e a perspectiva aberta para novos apoios e outras iniciativas na área. Jussara conseguiu audiências com a ministra interina do Ministério do Desenvolvimento Social, Arlete Sampaio e os senadores Sérgio Zambiazi e Paulo Paim.
No encontro com o senador Paim, o prefeito pleiteou apoio junto à Funasa para a construção de rede de água na localidade da Rebentona no valor de R$ 300 mil, além de mais R$ 180 mil para a construção de módulos sanitários para os necessitados do interior. Também participaram da viagem a Brasília os secretários municipais de Educação, Carine Carvalho, e de Planejamento, Bernardo Rizzi. Carine acompanhou os painéis da área educacional, nos quais foram debatidos temas como a avaliação do primeiro ano do Fundeb, o financiamento do transporte escolar, o piso nacional dos professores, entre outros. Já Rizi participou das discussões na área de Desenvolvimento Urbano, que envolveu temáticas como o plano diretor - conquistas e desafios e os desafios para a mobilidade urbana.