Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Aes em Novo Cabrais

Alunos da Teófilo implantam Relógio do Corpo Humano
Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Teófilo Teodoro Streck instalaram o “Relógio do Corpo Humano” com base em ervas medicinais proposto pela Emater. A estrutura está plantada no pátio da escola, trabalho feito pelos próprios estudantes, sob orientação da professora de Ciência, Tatiane Mauss.
O relógio foi apresentado pela Emater aos cabraisenses e visitantes da VI Exposição-feira Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Cabrais (ExpoCabrais 2008). A Emater acompanhou o trabalho dos estudantes através de palestras com a extensionista Flávia Borstmann.
Além de incrementar o currículo, a proposta da fitoterapia é resgatar as utilização das ervas caseiras, na forma de chás, xaropes, compressas, tinturas, entre outras formas. O resultado pretendido é uma horta com plantas medicinais orgânicas (limpas e sadias) para auxiliar homeopaticamente no funcionamento dos órgãos humanos.
Segundo Flávia e Tatiane, cada órgão possui duas horas por dia de metabolismo máximo e é nestes momentos que as infusões e chás tornam-se atuantes, sem desenvolver a toxidade das plantas. “Absorvendo os chás nestes períodos a ação é mais eficaz e traz resultados preventivos e curativos”, diz a coordenadora do projeto na Escola Teófilo.

"Música faz bem à vida" em Cabrais
A Prefeitura Municipal de Novo Cabrais, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, está desenvolvendo o projeto “Música faz bem à vida”. O município está investindo nesta área pela importância da música no desenvolvimento psicossocial e crescimento cultural do cidadão, oferecendo aulas de violão e teclado todas as quartas-feiras.
As aulas acontecem nos turnos da manhã e noite na Sede, no Centro de Convivência, próximo ao Centro Administrativo, e no Cortado, à tarde. As aulas são oferecidas gratuitamente e estão à disposição de todos os cabraisenses que desejam participar. As inscrições devem ser feitas na secretaria de Educação. Para completar o projeto, o município também está investindo no Coral Municipal, que tem seus ensaios todas as terças-feiras no Centro de Convivência, às 19h30min, também na sede do município.
Além do coral municipal, a professora Vânia Franke (regente do coral Cândida de Cachoeira do Sul) ensaia o coral infanto-juvenil na escola Teófilo Streck. A escola Teófilo terá em breve a sua banda marcial e uma série de projetos voltados à cultura. Essas iniciativas integram um programa de investimento na cultura do povo cabraisense, com o apoio e incentivo do prefeito Valério Lawall, que tem sua administração marcada pelo bem-estar do ser humano. “A cultura não poderia ficar de fora, já que faz parte da qualidade de vida”, resume ele.
Todas as pessoas que desejarem participar das aulas de música e do coral devem procurar a Secretaria de Educação e fazer sua inscrição.