Por:
Sem barreiras para quem quer trabalhar
Com a concorrência acirrada do mercado de trabalho, hoje em dia não está nada fácil encontrar um lugar ao sol. Todavia, a premissa de quem quer consegue é verdadeira. O caminho é a persistência. Nada é impossível para quem tem um sonho, mesmo que esta pessoa tenha alguma necessidade especial, como é o caso de Francini Lisboa de Moraes, de 21 anos. A jovem, que é deficiente auditiva, jamais esmoreceu diante das diferenças e há um ano trabalha no Supermercado Imec, seu primeiro emprego.
Segunda conta, é complicado para pessoas com o mesmo problema que o seu ingressarem no mercado, já que muitas vezes os próprios empregadores acham difícil se comunicar. No entanto, no seu caso Francini garante não ter enfrentado nenhum tipo de constrangimento. Conforme sua tia, Regina Lisboa, que também trabalha no Imec, o relacionamento com colegas e clientes é maravilhoso. “As pessoas apóiam e parabenizam o mercado pela iniciativa”, argumenta.
Francini, que sempre quis trabalhar, diz se sentir muito bem com seu trabalho e afirma nunca ter sofrido nenhum tipo de preconceito, já que ela própria não se sente inferiorizada por ser surda-muda. Com o apoio da família e dos amigos, a jovem sempre foi tratada como se não tivesse nenhum problema e isso é fundamental para seguir adiante e ter uma vida normal. Além de trabalhar, ela também cursa Ciências Contábeis na Faculdade Dom Alberto e projeta um futuro muito próspero. Sua intenção é continuar trabalhando, concluir a graduação e se realizar profissionalmente na área que escolheu para atuar.