Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Importando conhecimentos

Dos dias 21 a 25 de abril o Centro de Treinamento de Agricultores de Tupanciretã realizou mais um curso de apicultura. Desta vez, participaram das atividades seis produtores de Candelária, sócios da Associação Nossa Senhora de Fátima do Roncador. Além deles, produtores de outros municípios, o engenheiro agrícola Luiz Rogério Boemeke e o técnico agrícola Sanderlei Pereira também acompanharam o curso.
Durante as aulas os participantes realizaram na prática as principais ações da apicultura. Conforme Sanderlei, isso é possível porque o centro dispõe de colméias, casa do mel, equipamentos de desoperculação, centrifugação, decantação e demais maquinários para realizar as práticas apícolas. Ele destaca ainda que os produtores de Candelária estão envolvidos no projeto de parceria com o Centro de Apoio ao Pequeno produtor (CAPA), fornecendo colméias em troca de mel para serem comercializados através dos beneficiários do programa, Ecovale (Cooperativa Ecológica do Vale do Rio Pardo), Emater/RS - Ascar, encarregada da assistência técnica, e ANSFR.
IMPORTANTE - O Centro de Treinamento oferece ainda Cursos de Boas Práticas de Fabricação, Ovinocultura, Leite e Derivados e Artesanato em Lã. Os cursos vêm sendo custeados pelo MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário), não havendo cobrança alguma para os participantes, que dispõem, além do curso, de alimentação e hospedagem gratuita no próprio centro.

Os candelarienses em Tupã
Alberi Slim de Almeida, Alex Matias Ullmann, Amauri Slim de Almeida, Cleber Rodrigues da Rosa, Anirton Slim de Almeida, Iram Clério Rodrigues da Rosa