Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Feriado de interao e lazer

O céu nublado e as baixas temperaturas registradas no feriado da última quinta-feira, 1º, não atrapalharam a Festa do Trabalhador e 17ª Pernada Esportiva. A cara feia do tempo não espantou as pessoas, que compareceram em grande número e prestigiaram as atividades do evento, organizado pelo Lions Clube Candelária Centro e prefeitura municipal, com o apoio da RBS TV e patrocínio da Gazin e Afubra.
No início da tarde a animação nas barracas dos parceiros da festa já prenunciava uma grande tarde festiva. O público que foi até as imediações da praça Alberto B. da Silveira encontrou inúmeras opções de serviços, lazer e diversão, com atrações para todas as idades. Foram oferecidos atendimentos de saúde, corte de cabelo gratuito, mateada e distribuição de brindes com a ervateira Madrugada, brincadeiras para as crianças, entre outras atividades. O evento também contou com inúmeras apresentações artísticas, que, segundo o Lions, deram um brilho especial à festa.
Dentro da programação ainda teve a realização do Torneio de Futebol de Campo do Dia do Trabalhador, vencido pela equipe da Inject, e o tradicional Gre-Nal dos Veteranos, onde os gremistas levaram a melhor. Resultado não repetido na 17ª Pernada Esportiva, cuja primeira corrida previa um duelo entre tricolores e colorados. Como o gremista não compareceu, quem levou a melhor foi o fanático Alessandro Mergen (Nenê), do Pau à Pique. As corridas agitaram o público e, após alguns resultados inesperados, as colunas foram preenchidas. Até o fechamento desta edição, o resultado do bolão da Pernada Esportiva ainda não havia sido divulgado.
AVALIAÇÃO – Conforme os organizadores, a Festa do Trabalhador e 17ª Pernada Esportiva foram excelentes, principalmente pela disponibilidade e empenho de quem fez a festa acontecer, como os parceiros, que proporcionaram atividades diferenciadas. Neste sentido, Roque Rathke, presidente do Lions Clube Candelária Centro, agradece em nome da organização a todos os envolvidos. “Todos são responsáveis pelo sucesso obtido”, enfatiza.

A opinião de quem participou da festa
Gente de todas as idades de diversas partes da cidade, do interior e até de municípios vizinhos participaram das festividades em homenagem aos trabalhadores. A professora Bárbara Silveira, de 25 anos, achou tudo maravilhoso e muito bem organizado. “É uma ótima oportunidade de integração, lazer e diversão”, argumenta, evidenciando que, mesmo com um bom público, a população deveria prestigiar mais este tipo de evento. “As pessoas têm oportunidade e não aproveitam”, lamenta. O casal Vilson e Damaris Moraes, agricultores da Vila Fátima, também aprovaram a atividade. Conforme contam, sempre que podem participam dos festejos de 1º de maio, já que é uma chance de encontrar amigos, conversar e usufruir dos serviços oferecidos. Neste ano eles destacaram a edição da Pernada Esportiva, que julgam ser uma competição saudável e bastante divertida.

Uma disputa para a história
O assunto mais falado nas rodas de conversa mesmo antes da Pernada Esportiva era a corrida entre Erian Roberto (O Pinto) e Marcos Escobar (O Gordo). No dia da competição, contrariando a maioria das apostas, o vitorioso foi Escobar, o que incendiou ainda mais o assunto. Tanta repercussão pegou a dupla de surpresa. Conforme Pinto, muita gente o aborda para falar sobre a corrida, cobrando resultados, já que era o mais cotado para vencer. “O Marquinhos ganhou por meia barriga de vantagem”, argumenta, destacando que já começou os preparativos para a corrida do ano que vem. “Vou comer em dobro para ver se ao menos empato. Daí dá para trocar o nome da produtora para Pinto, o Gordo, ou Os Gordos Produções”, diverte-se. Assim como ele, Marcos Escobar também afirma estar impressionado com as proporções tomadas pela disputa. “Não imaginava que iria dar tanto pano pra manga”, relata. Ele também não esconde sua satisfação por ter vencido, já que, conforme seus cálculos, mais de 95% dos votos eram para seu concorrente. “Provei que gordinho também corre”, comemora. Sem dúvida, essa será uma disputa para ficar na história! Veja a foto desta disputa e outros flashes da festa no site da Folha.