Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

O incio dos festejos na Guilherme Tell

Moradores da então Vila Germânia fundaram em maio de 1908 uma sociedade que se mantém ativa até os atuais dias, embora sua trajetória tivesse sido marcada por dificuldades, que incluíram a paralisação durante a segunda guerra mundial e a necessidade de trocar a denominação original alemã. Rebatizada no final da década de 30 como Sociedade Esportiva Guilherme Tell, a entidade comemora neste ano seu centenário. A programação alusiva iniciou na quarta-feira, 30, com um concorrido baile no Salão Rogério Schwantz - sede da sociedade - e prosseguiu domingo, 4.
Ainda pela manhã aconteceu a solenidade de abertura das festividades, com a presença do prefeito Lauro Mainardi e outras autoridades e lideranças. Na oportunidade, Rogério Schwantz - que coordenou a cerimônia - agradeceu em nome da sociedade o apoio recebido da administração municipal na comemoração do centenário. O presidente Reneu Kochenborger ressaltou sua satisfação pelos 100 anos da sociedade, lembrando ter recebido do pai um pedido para não deixar a entidade morrer. O pastor Armindo Grahms leu a ata inaugural da entidade, extraída do seu primeiro livro caixa. Em homenagem pela passagem do centenário, o prefeito Lauro entregou ao presidente Reneu uma cópia desse documento histórico colocada numa moldura. Em seu discurso, o prefeito destacou a importância de sociedades como a Guilherme Tell por serem constituídas por famílias. Declarando-se honrado em participar dessa comemoração, desejou vida longa à sociedade, para que continue cumprindo seus objetivos de integrar pessoas e famílias.
Depois do almoço - prestigiado pelo deputado estadual Heitor Schuch - a programação teve seqüência com a realização de torneios de bolãozinho, tiro ao alvo e canastra entre integrantes da sociedade. O folclore alemão foi destacado através da apresentação do grupo de dança Deutsche Jugend Tanz, de Vale do Sol. E no final da tarde teve início uma reunião dançante com animação da Banda Nova Imagem, prestigiada por um bom público. A festividade terá seqüência no próximo domingo, 11, inclusive com a realização das competições de vôlei e futebol sete canceladas em virtude do mau tempo registrado no último final de semana.

O restante da programação
Domingo, 11/05
9h - Visita ao local de fundação da Sociedade Guilherme Tell
- Início do torneio de canastra em dupla
12h - Almoço (churrasco com bufê completo, saladas e pratos típicos da culinária alemã)
13h30 - Recepção às sociedades convidadas
14h - Início do torneio de tiro ao alvo e bolãozinho de corda entre as sociedades convidadas
16h - Apresentação dos bonecos Afubrinha, Sicredinho, Candino e Candina
16h30 - Apresentação de danças folclóricas gaúchas e do Coral Municipal
19h - Entrega das premiações