Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Colgio Medianeira disponibiliza coletor de resduos

De olho no meio ambiente, o Colégio Medianeira apresentou à comunidade durante a Festa do Trabalhador realizada na última quinta-feira, 1º, o coletor permanente de resíduos. A idéia foi desenvolvida dentro do Projeto Planeta Sustentável em parceria com a Afubra e visa dar o destino correto para alguns materiais nocivos à saúda humana.
Segundo a diretora do educandário, Marta Emmel, a partir de agora a comunidade tem um lugar certo para descartar pilhas, baterias, frascos de remédios, cartelas de comprimidos e lâmpadas fluorescentes. “A nossa qualidade de vida está muito relacionada com o meio ambiente. O Colégio Medianeira sabe disso e também acredita que se cada um fizer a sua parte, viveremos mais e melhor”, destaca, lembrando que o coletor ficará de forma permanente na escola. Um dos parceiros do educandário é a Ecolog Serviços Ambientais, que mensalmente fará o transporte dos resíduos recolhidos.

Meio ambiente
Conforme folheto de conscientização disponibilizado pelo Colégio Nossa Senhora Medianeira, ao usar o coletor as pessoas ajudam a cuidar do meio ambiente. Pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes são considerados lixos químicos, pois contêm metais tóxicos. Para que esse material não contamine o solo e a água, eles são queimados em fornos especiais, em temperaturas altíssimas. Assim, são obtidos elementos que podem ser reutilizados como matéria-prima na indústria. Já medicamentos vencidos, cartelas de comprimidos, frascos, agulhas, seringas e ampolas, quando descartados incorretamente, podem causar infecções. Por isso, o Colégio Medianeira, através da empresa Ecolog Ambiental, encaminha esse material para a esterilização antes de descartá-lo na natureza.