Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Coral Municipal: show em festa italiana

São 7h15 da manhã de sábado, 3. Sob uma chuva fina um ônibus parte da cidade de Candelária em direção à serra gaúcha. Dentro do coletivo, o Coral Municipal de Candelária inicia sua excursão para mais uma apresentação fora das fronteiras do município. O destino é a cidade Antônio Prado, para participar do 2º Festival de Corais, uma das atrações da 9ª Mostra del Paese, o mais importante evento do município. Dos 13 corais que se apresentaram, o candelariense foi o único originário de um município em que a descendência italiana não era predominante. Mas isso não impediu o brilho da apresentação que encantou e até emocionou os “gringos”.
O festival iniciado às 14h30 foi realizado em duas etapas. Inicialmente, apresentaram-se oito corais e, após um intervalo de meia hora, mais quatro subiram ao palco do amplo parque de exposições da mostra. Ao coral candelariense foi concedida a honra de encerrar o festival. Também foi o único a apresentar quatro peças (os demais apresentaram duas): Caçador de Mim, We Are The World, Esperança e Ave Maria. As duas últimas incluíram participações cênicas. Na peça Esperança, o casal Andréa e Alceliro Berle entrou em cena caracterizado como um casal de imigrantes. Já na interpretação de Ave Maria foi a vez de Luis Cândido e Janaína Diehl aparecerem nos papéis de José e Maria, respectivamente. A cada número muitos aplausos da platéia, não faltando, inclusive, quem revelasse a emoção sentida com lágrimas nos olhos.
Uma das regentes do coral local, Ana Schmidt, agradeceu no microfone o convite e a oportunidade do grupo mostrar sua capacidade. Cláudio Cirolini, o outro regente, como já é de praxe, mostrou-se emocionado com a ótima repercussão da apresentação. O coordenador do coral e presidente da Associação Cultural de Candelária Erico Veríssimo, Roque Rathke, também se manifestou destacando a integração dos grupos proporcionada pelo festival e a satisfação de Candelária estar representada no evento.
São 0h30 minutos da madrugada de domingo, 4. O ônibus conduzido pelo motorista Cecélio trazendo o Coral Municipal retorna à cidade ainda sob uma chuva fina. Todos chegam cansados em suas casas, mas cada coralista carrega o sentimento de realização pessoal e coletiva por um grupo que, mais uma vez, conseguiu transmitir uma imagem muito positiva de Candelária.