Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Curtas de Candelria

Semana de Enfermagem no Hospital Candelária
Durante toda a próxima semana o Hospital Candelária estará promovendo a Semana de Enfermagem 2008, onde serão realizadas diversas atividades. Na segunda-feira, 12, Dia do Enfermeiro, terá palestra com a assistente social Fernanda Pires a partir das 13h30 na URDQ. Já na terça-feira, 13, o psicólogo Vinícius Rosa explanará sobre manejo psiquiátrico também a partir das 13h30. A partir das 19h15 de quarta-feira, 14, acontece a palestra “A Ética no Processo de Trabalho do Enfermeiro”, com a professora enfermeira Maria Salette Sartori. Na mesma noite, às 20h30, é a vez do professor enfermeiro Ari Nunes Assunção falar sobre “Dependência Química: Uso e Abuso de Drogas”. Na quinta-feira, 15, a Semana de Enfermagem reserva uma apresentação de estudos de caso: Dependência Química, com Juliana Jost; Alcoolismo, Isabel C. Correa; Psquiatria, com Veridiana Machado. No último dia de atividades, na sexta-feira, 16, aniversário do Hospital Candelária, está programado o encerramento da programação, com apresentação do coral Medianeira e coquetel festivo.

Professor, é hora da Provinha Brasil
A secretaria municipal de Educação de Candelária já começou a aplicar a Provinha Brasil aos alunos do 2º ano do ensino fundamental nas 39 escolas da rede municipal de ensino, o que deve se estender até o dia 30 de maio. A prova, que é composta de 27 questões, está sendo aplicada em cada turma no período de aula pelo professor, acompanhado pela equipe de supervisão da SME.
A Provinha Brasil é um instrumento de avaliação da alfabetização elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, e encaminhado pelo MEC aos estados e municípios com o intuito de possibilitar a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino após um ano de escolaridade. Com esta avaliação o MEC tem o objetivo de oferecer aos gestores e professores informações sobre o nível de alfabetização dos alunos ainda no início do processo de aprendizagem, permitindo, assim, intervenções com vista à correção de possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita.
Conforme a secretária de Educação, Carine Carvalho, a Provinha Brasil é um importante instrumento de avaliação. “Vem para auxiliar as redes públicas de ensino a corrigir possíveis distorções na alfabetização e preveni-las de diagnósticos tardios sobre dificuldades de aprendizagem, oportunizando, também, o cumprimento de uma das metas do Plano Compromisso Todos Pela Educação”, justifica.

Família Mainardi
O distrito de Vale Vêneto, em São João do Polêsine, sediou no último dia 27, o V Encontro da Família Mainardi. A trajetória dos Mainardi na região está relacionada à chegada de Ferdinando Mainardi e Regina Calese em 1886. Oriundos de Treviso, na Itália, eles foram contemplados com a colônia número 237, em área hoje pertencente ao município de Faxinal do Soturno. Impulsionados pela fé e com o auxílio dos três filhos, eles superaram muitas dificuldades e lançaram as sementes de coragem e idealismo legadas a seus descendentes. O prefeito Lauro Mainardi participou, ao lado da esposa Jussara, do encontro em que os Mainardi compartilharam momentos de emoção e alegria relembrando seus ancestrais.