Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Mame comprometida, mame integrada

Durante toda a semana que passou a escola municipal São João Batista de La Salle, na Vila Marilene, esteve envolvida no projeto “Mamãe! Comprometa-se com nossa história”, pensado, elaborado e coordenado pelas professoras da educação infantil até a 4ª série, bem como pela supervisora Juçara J. Doss. Com o tema “Mamãe: comprometida, autêntica, auxiliadora”, a ação teve como objetivo principal proporcionar atividades diversificadas para as mamães, objetivando sensibilizá-las para um maior envolvimento e comprometimento com relação à vida escolar de seus filhos.
Dentro do cronograma de ações, palestras com a psicóloga Roberta Crespo Moreira, que falou sobre como educar os filhos impondo limites, e com a nutricionista Patrícia Scheffer, que debateu sobre como contribuir para uma vida saudável da família. Além disso, durante a semana as mamães também estiveram integradas em dicas de beleza com algumas cabeleireiras e interagiram com os filhos com brincadeiras de sua época. Hoje à tarde, 9, as atividades continuam com uma aula de ginástica ministrada pela professora de educação física Dinéia Molz. Durante a noite haverá missa para as mães com apresentações dos alunos. Já no sábado, 10, o projeto alcança seu ponto alto, com baile em homenagem às mães.
Segundo Juçara, a intenção dos cinco dias de interatividade foi tornar o ambiente escolar atrativo tanto para os filhos como também para as mamães, uma vez que é muito freqüente o não envolvimento e falta de comprometimento de muitos pais com a educação de suas crianças. “Trabalhamos em consonância com o projeto do Sicredi, que visa construir e vivenciar atitudes, valores, cooperação e cidadania”, explica.
OBJETIVOS - Entre os objetivos do projeto estão socializar com as mães momentos de prazer e entretenimento para que se sintam felizes no meio escolar e na comunidade; valorizá-las como mulheres batalhadoras e sonhadoras, elevando sua auto-estima; provocar e aprofundar o sentimento de amizade e a cooperação; conhecer um pouco do cotidiano e da vida de cada mãe; desenvolver o respeito às diferenças pessoais; apresentar métodos sócio-educativos relacionados à alimentação e disciplina com o intuito de ajudar as mães na educação de suas crianças.