Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

PT anuncia apoio a PMDB e reeleio de Lauro

O Partido dos Trabalhadores confirmou ontem, 12, com exclusividade à reportagem da Folha o apoio ao prefeito Lauro Mainardi se este concorrer à reeleição. O anúncio saiu após a realizações de uma série de reuniões realizadas entre os membros da executiva do partido. Segundo colocou o presidente do diretório do PT local, Cláudio Pettermann, a administração de Lauro Mainardi representou um avanço para o município e que, neste sentido, o PT tem em suas fileiras pessoas qualificadas para contribuir e melhorar as políticas públicas da administração municipal.
PROPORCIONAL – O vice-presidente do PT, Aristides Feistler, que esteve ontem na redação da Folha ratificando as palavras de Pettermann, salientou que o apoio ao PMDB parte de uma orientação dos diretórios estadual e nacional do PT, que determinam que as coligações devem ser realizadas com os partidos que compõem a base do governo. Preliminarmente, o PT quer exaurir as negociações com o PTB para uma coligação na chapa proporcional (a chamada nominata para os cargos à vereança). Se as tratativas não evoluírem, o PT irá se coligar com o PMDB também na busca das vagas na Câmara.
TEMPO NA MÍDIA – Se confirmada a coligação, o PT pode dar ao candidato do PMDB o maior espaço na mídia por ocasião da propaganda eleitoral gratuita. O tempo é definido pelo Tribunal Superior Eleitoral com base no número de deputados federais. Atualmente o PT é o partido com o maior número de deputados, seguido pelo PMDB. Na reunião que definiu a posição do PT para o pleito, três nomes foram lançados para encabeçar a chapa majoritária na condição de pré-candidatos a vice: Aristides Feistler, Sadi Porto e Roberto Radünz.