Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Ampliado prazo de vacinao do idoso

O Ministério da Saúde decidiu ampliar o prazo da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. A campanha prevista para ser encerrada na sexta-feira, 9, se estenderá até o final do mês em todo o país. Com isso, os idosos têm até o dia 23 de maio para se vacinar. A prorrogação da Campanha se deve a problemas climáticos ocorridos em diversas regiões, que prejudicaram a locomoção do público alvo da vacina até os postos de saúde.
Em Candelária, o mau tempo também prejudicou a campanha de vacinação. Segundo dados da enfermeira Melissa Rathke, da secretaria municipal de Saúde, a meta no município é imunizar 4.176 idosos com mais de 60 anos, mas até agora apenas uma pouco mais de 2.200 pessoas receberam a vacina, ou seja, 54,4%. Conforme argumenta, falta mais conscientização e interesse por parte da população, que deve entender a real importância da vacina e procurar o posto de saúde mais próximo. Aqueles que não podem se locomover devem fazer contato pelo fone 3743 4050 solicitando a visita da equipe volante. Na tarde de ontem, 12, a candelariense Marli Terezinha Baumann, de 61 anos, moradora de Faxinal dos Porto, garantiu sua vacina. Segundo ela, este é o segundo ano que adere à campanha. “Para mim a vacinação faz muito bem”, garantiu.
Em sua décima edição, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso traz o slogan “Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se”. Os objetivos da vacinação são reduzir os casos de gripe, as complicações decorrentes dessa doença, as hospitalizações e os óbitos entre os idosos. Estudos nacionais e internacionais mostram que a vacina contra influenza reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Além disso, estudos apontam que há queda de pelos menos 31% das mortes hospitalares por pneumonia e influenza (gripe) e de cerca de 50% das mortes hospitalares relacionadas às doenças respiratórias. Quanto aos óbitos entre idosos, por diversas causas, o percentual de queda varia entre 27% e 30%.