Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Plano ambiental: o fim do amadorismo

No final do mês de março, através de uma solicitação da secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, começou a ser instituído o Plano Ambiental de Candelária, ação coordenada por Gerson Carvalho Engenharia, empresa contratada para executar o trabalho. O plano, que segue regulamentações superiores como os programas Pró-Guaíba e Pardo, será feito em parceria com diversas entidades do município, que fornecerão dados cruciais para sua estruturação.
Neste sentido, na manhã de quarta-feira, 14, foi realizada uma reunião técnica de apresentação da proposta do trabalho para estas instituições. Participaram representantes de diversas secretarias, além do Irga, Emater, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Segundo Gerson Carvalho, todos estes parceiros darão subsídios com informações imprescindíveis na elaboração do projeto.
PROPÓSITO – O principal objetivo do Plano Ambiental de Candelária é ser um instrumento de desenvolvimento sustentável e reduzir as dúvidas em relação a questões ambientais. Conforme os próprios envolvidos, será o fim do amadorismo e o início de uma nova realidade, com respaldo na fundamentação técnica. Depois de pronto, será encaminhado para apreciação no Conselho Municipal de Meio Ambiente e, posteriormente, caso seja aprovado, ao Conselho Estadual do Meio Ambiente, que é responsável pela ficalização do projeto juntamente com Ministério Público e Tribunal de Contas. Em um prazo de seis anos, assim como acontece em outros casos, o Plano Ambiental poderá ser revisto e reestruturado se necessário.

Áreas atingidas pelo plano
Licenciamento ambiental, política do meio ambiente, crimes ambientais, educação ambiental, patrimônio cultural e arqueológico, fauna, parcelamento do solo, manejamento floretal, unidades de conservação, recursos hídricos, resíduos sólidos, poluição atmosférica, poluição sonora, agrotóxicos, transportes de resíduos perigosos, extração mineral.