Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Horta Comunitria reativada

Após um período desativado, o projeto Horta Comunitária está tomando novo fôlego em Candelária. A ação, desenvolvida pelo gabinete da primeira-dama em parceria com a secretaria municipal de Assistência Social e Habitação, está sendo reeditada com apoio de verbas federais. Ao total, 14 famílias estão envolvidas no cultivo da terra, em um espaço cedido pela escola Lepage na Travessa Lindolfo Rathke. Em aproximadamente um hectare, estão distribuídos 50 canteiros, feitos com o auxílio de maquinário viabilizado pela secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Trabalho elogiado pela coordenadora voluntária do grupo, Mara Regina Fagundes. “Foi um serviço muito bem feito”, destaca.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Leandra B. Sartori, estão envolvidas no projeto famílias que integram o Bolsa Família e que se encontram em vulnerabilidade social. Ela ainda enfatiza que as hortaliças que estão sendo cultivadas serão revertidas para os próprios beneficiários. “Eles utilizarão para o consumo próprio e também para auxiliar na renda familiar”, explica.
OBJETIVOS - A intenção principal do projeto é oferecer às famílias participantes a oportunidade de renda complementar e alimentação associada na melhoria da qualidade de vida das mesmas, equacionando a sobrevivência digna de seus beneficiários. Além disso, conforme Leandra, visa aproveitar o potencial das famílias envolvidas, no sentido de capacitá-las dentro dos padrões técnicos básicos para que haja um bom desenvolvimento em relação às atividades a serem executadas.