Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Fogo destri antigo prdio da Cotrican no Pinheiro

Um incêndio na madrugada da última quinta-feira, 22, na localidade de Pinheiro, dizimou por completo uma construção arquitetônica que era marco referencial da localidade. O prédio da Cooperativa Agrícola Mista Candelária – Cotrican – foi completamente destruído pelas chamas. Segundo Airton Machado, que mora ao lado do local, o fogo se iniciou por volta da meia-noite. “Estava olhando o jogo na televisão e de repente escutei um forte barulho. Sai para fora e vi o prédio já em chamas”, contou. Alguns minutos depois o fogo se espalhou rapidamente pelas instalações do prédio. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Candelária foi logo acionado pelos moradores. Segundo o bombeiro Eliro Faber, no momento em que a primeira viatura se deslocava ao local, na localidade de Vila Fátima já era possível perceber as dimensões do sinistro. “Enxergamos um forte clarão e imediatamente acionamos o restante do pessoal”, relatou. A ocorrência mobilizou 14 bombeiros voluntários se revezando em três veículos, auxiliados por mais quatro bombeiros e um caminhão da companhia de Santa Cruz do Sul. Moradores também colaboraram no combate ao incêndio, já que havia também a preocupação com o fato de o fogo poder atingir o posto de gasolina que fica próximo. Para complicar ainda mais a situação, um hidrante que fica na Vila Fátima não funcionou. Com isso, bombeiros tiveram que buscar água na cidade, demandando mais tempo para a volta ao local. As labaredas somente foram debeladas às 05h15 e ninguém ficou ferido.
CRIME – O presidente da Cooperativa Agrícola Mista Candelária, Eliseu Brixner, suspeita que o incêndio no prédio tenha sido criminoso. Segundo ele, a parte elétrica estava desativada e não existem indícios de um curto-circuito. O presidente relatou ainda que os prejuizos estão estimado em aproximadamente R$ 500 mil. “Tivemos a perda de mais de 80% do prédio e de vários equipamentos”, disse. Ontem à tarde, Brixner esteve na delegacia de polícia efetuando o registro da ocorrência e nos próximos dias deverá ser aberto inquérito para as investigações. Brixner aproveitou para agradecer ao trabalho e o empenho dos Bombeiros Voluntários de Candelária, ao Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul, à Brigada Militar e às demais pessoas da localidade que não mediram esforços no combate às chamas.

Um símbolo da região
O prédio da Cotrican destruído pelas chamas é um ponto de referência da localidade. Segundo Juraci Brixner, o local foi idealizado por seu avô, Otacílio Pessoa de Oliveira, mais conhecido como Dedé, em meados da década de 40. “No início, o prédio funcionava como um local para beneficiamento de arroz, dando emprego para mais de 40 funcionários”, recorda. A notícia do incêndio no local idealizado por seu avô deixou a todos os seus familiares muito tristes. “Este prédio era um sonho realizado de meu avô que, infelizmente, foi destruído”, finalizou. Já o presidente da Cotrican, Eliseu Brixner, conta que o prédio, que estava em poder da antiga Cooperativa Agrícola Pinheiro Ltda., incorporada à Cotrican em 28/04/1976, funcionando como depósito e descascador de arroz. Até dezembro de 2007, estava arrendado às cooperativas Coriscal e Cotribá, que utilizavam o local como depósito de insumos e de produtos agrícolas. Atualmente o prédio mantinha apenas um depósito de máquinas e equipamentos desativados da cooperativa.