Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Dia do Desafio nesta quarta-feira

O Dia do Desafio deste ano será na próxima quarta-feira, 28, quando Candelária defenderá sua invencibilidade, já que superou as cidades concorrentes em mobilização nos três últimos anos. A disputa em 2008 é contra a cidade de Batabano, do estado de La Habana, em Cuba, que possui 25.586 habitantes. Pelo incentivo que dá ao esporte – fato que pode ser comprovado em competições como os jogos Panamericanos e Olimpíada – o país de Cuba ganhou notoriedade internacional, o que coloca os candelarienses “no compromisso” de se mexerem para vencer a cidade da América Central. E como incentivo, a empresa ou entidade que apresentar a melhor inovação em matéria de mobilização levará um troféu confeccionado especialmente para o Dia do Desafio. Ontem, o coordenador Júlio Massirer esteve na redação da Folha para mostrá-lo e, segundo ele, a intenção é de que entidades, empresas, educandários, agremiações e grupos diversos participem das atividades. Segundo esclarece, os interessados ainda têm tempo para retirar sua ficha de inscrição na Casa de Cultura Marco Mallmann.
O já tradicional Dia do Desafio é uma competição entre cidades do mesmo porte que visa fomentar a qualidade de vida e o bem-estar social, tidos como os maiores prêmios do evento. Driblando a inatividade, o Dia do Desafio sugere às pessoas de todo o mundo que parem por 15 minutos consecutivos com suas atividades diárias e dediquem este tempo à prática de uma atividade física. Assim como em outras edições, o Dia do Desafio deste ano também tem um desafio social, que é arrecadar o maior número de peças de roupas e calçados, que serão destinados à Campanha do Agasalho.
CURIOSIDADE – O Dia do Desafio é realizado há 12 anos no Rio Grande do Sul, que hoje é o segundo estado com maior número de cidades participantes, ficando atrás apenas de São Paulo. Em 2007, 68,9% das cidades gaúchas participaram das atividades, totalizando 4.544.199 de pessoas envolvidas. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.