Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Cermica Candelria, fazendo histria de tijolo a tijolo

A Cerâmica Candelária Ltda. foi idealizada há 53 anos por Elemar Doebber. No início de tudo, a produção se resumia a tijolos maciços, o que foi mudando ao longo dos anos. Atualmente ocupando uma área de 100 mil metros quadrados, são mais de 20 tipos de tijolos fabricados em uma produção mensal de aproximadamente 1.400.000 peças. Administrada por Sônia e Orlando Lange e pelo filho do casal, Jacson, a Cerâmica vende no atacado e também no varejo, com clientela em todo o Rio Grande do Sul e também no mercado internacional. Conforme Sônia, desde 1996 a empresa comercializa cerca de 15% de sua produção para o Uruguai e a Argentina.
Com o lema “Qualidade e produtividade sempre”, uma das grandes preocupações da Cerâmica Candelária é com a qualidade de seus produtos. Prova disso é que há dois anos todos os seus tijolos são certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). “É a garantia de excelentes produtos para os clientes”, clareia Jacson Lange. Ele ainda revela que outra conquista importante da fábrica é implantar, até 2009, o ISO 9000, um sistema de gestão da qualidade no ambiente de produção.
PLANOS – Consolidada e com seus produtos já reconhecidos além fronteiras, a empresa candelariense viabiliza no trabalho incansável o caminho para a expansão. Estrada que, segundo seus administradores, ainda é muito longa, com muitas conquistas ainda projetadas. Uma das intenções para um futuro próximo é chegar a 1.500.000 peças ao mês. Para tanto, irão instalar ainda em 2008 novos equipamentos, máquinas de fabricação nacional com tecnologia espanhola. “Até o final do ano esta será uma realidade”, projeta Sônia.
Para os proprietários, a Cerâmica Candelária é uma conquista e a realização de um sonho iniciado há mais de meio século. “Tudo o que se investiu, tudo o que se trabalhou, reflete-se no progresso da empresa”, pondera, reiterando a intenção de continuar crescendo cada vez mais, com obras de infra-estrutura constantes. “É preciso fazer poeira, não comer poeira”, conclui a empresária.

Premiação
Na noite da última quarta-feira, 21, na Sogipa em Porto Alegre, a Cerâmica Candelária foi premiada com o troféu Top of Business, que premia as melhores empresas do ano. Felizes pela conquista, os investidores reafirmam que este é o reconhecimento pelo trabalho realizado.