Por:
Curtas de Candelria
Lixo no interior
A secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente disponibilizou esta semana o roteiro do recolhimento do lixo no interior para o mês de junho. Confira a seguir:
• Dia 2 de junho, segunda-feira: Itinerário 1;
• Dia 9 de junho, segunda-feira: Itinerário 2;
• Dia 16 de junho, segunda-feira: Itinerário 3;
• Dia 20 de junho, sexta-feira: Itinerário 4;
• Dia 23 de junho, segunda-feira: Itinerário 5;
• Dia 27 de junho, sexta-feira: Itinerário 6.
Quem são os sortudos?
A equipe da Casa de Cultura Marco Mallmann procura três ganhadores das telas doadas ao Vernissage da Solidariedade, ocorrido no mês de abril. As pessoas que ainda não retiraram seus prêmios e que possuem os cupons com os números 023, 120 e 110 devem procurar os responsáveis para requerer seus quadros. Informações 3743 2453.
Seja um doador de medula óssea
O próximo dia 10 de junho será um momento de mobilização. A Aapecan (Associação de Apoio a Pessoas com Câncer) receberá no ginásio do Colégio Ulbra/Concórdia pessoas interessadas em se tornar doadoras de medula óssea. Na oportunidade, serão coletadas amostras de sangue (10ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador). O doador fica cadastrado no Banco de Medula Óssea e, caso seja confirmada a compatibilidade com alguém que precise, será consultado para decidir quanto à doação.
Segundo a entidade, todos podem ajudar. Basta ter entre 18 e 55 anos e boa saúde. A doação de medula óssea é tida como um gesto de solidariedade e de amor ao próximo e representa esperança de vida para quem precisa. Reunir esforços é fundamental, pois a chance de encontrar um doador compatível pode chegar a uma em 100 mil. Saiba mais, acesse site www.aapecan.org.br.
Exposição ecológica na Cultura
Na última terça-feira, 11, abriu na Casa de Cultura Marco Mallmann a exposição “Ecologia = Homem/Natureza”. São obras como charges e poemas elaboradas de maneira crítica e bem-humorada pelos alunos do 1º ano do colégio estadual Barro Vermelho, de Rio Pardo, durante o ano passado. Segundo as professoras coordenadoras, Débora Andriola (Artes) e Jane Eidt (Português), o desafio foi produzir materiais após muita reflexão, pesquisas, leitura e conscientização.
A intenção é apresentar idéias positivas e inteligentes que propiciem melhora na qualidade de vida hoje e no futuro. Para os envolvidos, cada um tem o dever de defender o meio ambiente e alertar seus semelhantes para a luta a favor de um mundo saudável. Para isso, pregam que todos devem perceber que a tarefa de conscientizar é de todos. A exposição permanece até o próximo dia 11 de junho.
Cavalgada a favor da integração
O Grupo de Cavaleiros do CTG Sentinela dos Pampas realizou no último final de semana uma cavalgada de integração entre as famílias de seus integrantes. A atividade iniciou no sábado, 24, partindo de Candelária rumo à cidade vizinha de Vale do Sol. Lá, foram recepcionados por autoridades locais na sede do CTG Tropeiros do Vale, onde montaram acampamento. A cavalgada, coordenada por Leandro Figueiró, contou com 52 pessoas. Após momentos agradáveis de confraternização, a animada turma retornou para o município no domingo, 25. Ao total, somando ida e volta, foram contabilizados 40 km percorridos pelos desbravadores candelarienses.