Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

A favor da poda consciente

Esta semana o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Orlando Carlos Freire Kochenborger, procurou a reportagem da Folha para repassar informações importantes à população em relação às podas das árvores. Conforme ressaltou, há uma cultura entre as pessoas de que dos meses de maio a agosto as árvores devem ser podadas, principalmente porque é período em que caem as folhas, entupindo calhas e causando outros transtornos. Todavia, segundo ele, não é necessário fazer a poda anualmente. “Muito pelo contrário. Cada vez que se poda uma árvore seu sistema de fortalecimento é expandir as raízes, o que acaba ocasionando problemas maiores, como calçadas destruídas e paredes rachadas”, explica. O secretário acrescenta que o corte deve ser feito com racionalidade, no máximo 50% dos galhos, o que auxiliará na arborização do município. “As áreas verdes contribuem para a obtenção de um ambiente agradável e têm influência decisiva na qualidade de vida dos candelarienses”, pondera.
Segundo lembra, desde janeiro de 2007 há legislação específica em Candelária que regulamenta questões relacionadas à arborização. Entre suas normativas, a lei determina que o cidadão deve requerer junto à secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente a autorização para podar árvores que ficam nas vias e praças públicas. Kochenborger ressalta que a lei prevê multas para os infratores, mas que a intenção não é radicalizar. “Queremos alertar, conscientizar e discutir em parceria com a população soluções para qualquer conflito”, articula. Maiores orientações junto à secretaria.

Benefícios da arborização
Redução da poluição: a qualidade do ar melhora com a fixação de partículas e absorção de alguns elementos poluidores do ar. Há eliminação de bactérias graças ao poder bactericida do gás ozônio emitido pela superfície das folhas; Redução dos ruídos: a arborização colabora com a absorção da energia sonora; Redução de temperaturas: as árvores interceptam, absorvem, refletem e transmitem a radiação solar; Redução da velocidade do vento: as áreas verdes podem reduzir ou mesmo eliminar os problemas causados pelo vento; Embelezamento e bem-estar: paisagens arborizadas são mais belas e proporcionam equilíbrio psicossomático, gerando bem-estar entre as pessoas, além, é claro, de ajudar no equilíbrio ecológico.