Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

PDT vai escolher no voto seu pr-candidato a prefeito

A pouco mais de quatro meses para as eleições municipais, o diretório do Partido Democrático Trabalhista de Cerro Branco começa a preparar seu candidato na tentativa de permanecer no poder executivo, de onde ficou de fora somente por quatro anos desde a emancipação. Em uma decisão inédita, o diretório do PDT cerro-branquense quer fazer jus ao “D” de democracia que leva no nome e vai acatar o que decidir seus 499 filiados. São eles que irão escolher através do voto quem será o candidato preferencial no pleito de outubro entre as 10 e 14h de amanhã, sábado, 31 de maio, nas dependências da comunidade católica Santo Antônio.Com a impossibilidade de Jorge Hoffmann concorrer novamente (foi reeleito em 2004) os nomes anunciados não constituem nenhuma novidade, e o que era dado como certo acabou se confirmando. A disputa para a cabeça de chapa na majoritária será entre o secretário de Finanças licenciado, Bruno Luciano Radtke, e o ex-secretário de Saúde Ivancur Seckler, atualmente ocupando uma cadeira no legislativo. Seckler já havia se licenciado do cargo há dois meses para assumir sua vaga na Câmara e Radtke se licenciou na terça-feira, 27, pois para concorrer à majoritária é necessária a desincompatibilização do serviço público quatro meses antes das eleições. Ao contrário do que poderia se imaginar, quem perder não assume automaticamente a condição de pré-candidato a vice. Cada um deles já tem escolhido seu imediato caso vença a disputa de amanhã. O de Bruno Luciano é o secretário de Administração Edson Joel Lawal; se vencer, Ivancur deverá concorrer ao lado de Laércio Radtke, secretário de Obras do município.

Sem campanha nem promessas
Em entrevista à Folha durante a semana, os pré-candidatos deixaram claro que existe algo maior do que a vontade de concorrerem: a união do partido. “Cada um está realizando seu trabalho e apresentando aos filiados suas propostas, sem promessas, acordos ou acertos”, revelou Bruno Luciano. Um acordo de cavalheiros deixou acertado que quem perder a disputa interna irá ajudar o candidato escolhido. “Eu e Ivan somos amigos, temos um ótimo relacionamento e a campanha deve ser feita com nossos opositores, em outubro, não entre colegas de partido”, enfatizou.
Ivancur Seckler referenda o que disse Bruno Radtke, salientando que é dentro do princípio da transparência que as coisas devem acontecer. Para ele, é extremamente importante dar oportunidade ao filiado para manifestar sua preferência. “Não existe disputa dentro do partido, o que existe é o pleno exercício da cidadania, quando dois colegas se propuseram a colocar seus nomes para concorrer ao pleito de outubro”, destacou Ivancur.

Os perfis
Bruno Luciano Radtke
O fiscal municipal Bruno Luciano Radtke ingressou no quadro funcional da prefeitura de Cerro Branco assumindo a Secretaria Municipal de Finanças quando tinha 18 anos e concurso público aos 20 anos. Hoje, aos 38, é casado com Fabiane com quem tem uma filha, Manoela. Em seus 20 anos de vida administrativa, tem na bagagem a experiência como secretário de Finanças, cargo que desempenhou em todos os governos municipais que o PDT esteve à frente, e a responsabilidade pela elaboração de projetos que visam a consecução e a liberação de verbas para o município, além de ser coordenador da Fest Feira, um dos maiores eventos do município. Ele é o atual presidente do diretório municipal do PDT.

Ivancur Seckler
Ivancur Seckler tem 42 e é casado com Angela Seckler, com quem tem um casal de filhos, Fernando e Yasmin. Em 1997 assumiu como vereador e atualmente está na terceira legislatura. Era o presidente do PDT em 2001, quando foram eleitos Jorge Hoffmann e Enivo Pohlmann, reeleitos em 2004. Entre 2001 e março de 2008, abriu mão de sua vaga na Câmara para assumir a secretaria de Saúde, a convite do prefeito Jorge Hoffmann. Atualmente exerce as funções de vereador, pois, conforme prevê a lei eleitoral, teve de se desincompatibilizar do cargo que ocupava na prefeitura para poder concorrer no pleito.