Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Doao em favor da vida

A próxima terça-feira, 10, será um dia muito importante em Candelária. A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer estará no ginásio de esportes do Colégio Ulbra/Concórdia esperando candidatos a doadores de medula óssea. Na oportunidade, serão coletadas amostras de sangue para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para seleção de um doador). Os interessados devem comparecer ao local munidos de identificação das 8h30 ao meio-dia e das 13h até que as metas sejam alcançadas. A expectativa da Aapecan é realizar 300 coletas no município.
Segundo a entidade, a doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e amor ao próximo e todo mundo pode colaborar. É necessário apenas ter entre 18 e 55 anos e boa saúde. A mobilização da sociedade é tida como imprescindível para salvar vidas, já que a chance de encontrar um doador de medula compatível pode chegar a uma em cem mil. No quadro a seguir o leitor pode tirar todas as dúvidas sobre a doação. Além disso, há muitas informações no www.aapecan.org.br
APELO – No início deste ano uma desagradável notícia pegou de surpresa a família Wagner. Em fevereiro, foi diagnosticado que o filho mais novo do casal Fausto Lutero e Andréa Wagner, o pequeno Rômulo, de apenas 6 anos, estava com leucemia. Segundo o pai, entre a descoberta da doença e o resultado dos exames mais específicos foram 15 dias de uma angústia sem fim, já que estes apontariam o grau da doença e a necessidade ou não de um transplante. Na terceira etapa da primeira fase do tratamento de quimioterapia, até o momento tudo indica que no caso de Rômulo não será preciso transplante. Mas a angústia por que ainda passam leva Fausto a fazer um apelo à comunidade. “Nenhuma família está preparada para enfrentar isso. Não espere a doença bater à porta para dar valor à importância da doação”, recomenda.
Além do menino Rômulo, há um outro caso em Candelária de uma jovem de 16 anos que também luta contra a leucemia e vai precisar passar pelo transplante de medula óssea. São casos que chamam atenção para um índice preocupante. Caso se multiplique por três a população de Candelária, ainda faltariam pessoas para atingir a porcentagem de doadores compatíveis, que é de uma chance a cada 100 mil. “A comunidade deve se mobilizar, pois a doação causa apenas uma seqüela ao doador: ser o responsável por salvar a vida de alguém”, enfatiza Fausto. Segundo lembra, quando Rômulo precisou de sangue, a família já ficou bastante desesperada para encontrar doadores em tempo hábil. “Imagina como deve ser para quem está num corredor onde uma das portas pode ser a morte”, lamenta. “A doação de medula óssea é um procedimento simples que pode ser feito em vida para salvar vidas”, conclui.

Tire suas dúvidas
O que é medula óssea? A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, produz os componentes do sangue, incluindo células brancas, agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo.
Quem necessita de transplante? Pacientes com produção anormal de células sangüíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue, como leucemias. Além dos portadores de aplasia de medula ou pacientes cuja medula tenha sido destruída por irradiação.
Quais as chances de encontrar um doador compatível? Estima-se que seja por volta de 35% entre doadores parentes e de 0,1% entre pessoas não aparentadas. A compatibilidade é medida pela semelhança de antígenos entre doador e receptor.
O que acontece se não há um doador compatível na família? Procura-se um doador compatível no Banco de Medula Óssea. O Banco necessita de um número elevado de voluntários para aumentar a possibilidade de encontrar um doador compatível.
Se um doador compatível é encontrado, o que acontece? O próximo passo é ter certeza de que ele quer fazer a doação.
O que acontece com o doador antes da doação? Ele passa por um exame clínico para certificar seu bom estado de saúde. Não há nenhuma exigência quanto a mudança de hábitos de vida, de trabalho ou alimentação.
Como a medula é removida? Os doadores passam por uma pequena cirurgia de aproximadamente 90 minutos. São feitas de quatro a oito punções na região pélvica posterior para aspirar a medula. Qual a quantidade de medula óssea extraída? Menos de 10%. Dentro de poucas semanas a medula doada será recomposta pelo doador.
Como os pacientes recebem a medula óssea? Depois de um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe a nova medula por meio de transfusão. Em duas semanas, a medula transplantada já estará produzindo novas células.