Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

A riqueza cultural da Amaznia em show

A cultura e o folclore do Estado do Amazonas irão invadir Candelária nesta quarta-feira, 11. O Ginásio Municipal Walter Filter será palco, tudo indica, do mais importante espetáculo já apresentado em Candelária: “Amazonas Para o Mundo Ver”. O show de amanhã será a única apresentação do grupo de Manaus no Vale do Rio Pardo. Depois de uma temporada de dois meses no Scala do Rio de Janeiro, o espetáculo será mostrado no Rio Grande do Sul em quatro cidades: Cachoeira do Sul, Carlos Barbosa, Canoas e Candelária. Depois, o grupo amazonense deve iniciar uma excursão à Europa. É essa atração internacional que desembarcará em Candelária amanhã, prometendo também conquistar a platéia local por seus detalhes, beleza de movimentos e rica produção.
O espetáculo tem início previsto para às 20h30min. A promoção da Associação Cultural de Candelária Erico Verissico (Accev) conta com o apoio das prefeituras de Candelária, Cerro Branco e Novo Cabrais. O patrocínio é do Sicredi, Celetro, Casarão Verde, Gazin e Botucaraí Tabacos. Ingressos antecipados estão sendo vendidos a R$ 10,00 na Casa de Cultura. A expectativa dos organizadores é de casa cheia, a exemplo do que ocorreu com o show do Tholl no ano passado.

O espetáculo
O show “Amazonas Para o Mundo Ver” consiste na apresentação de músicas e danças do Boi Bumbá do Amazonas, mesclando elementos da cultura indígena com o folclore, lendas e os mistérios da floresta. Durante todo o show os artistas interagem com o público, que se transforma em “galera” (espectadores que apóiam e estimulam a apresentação de suas agremiações).
Um Levantador de Toadas (figura central do espetáculo, cuja voz conduz o desenvolvimento do tema representado pelos dançarinos) e um Amo do Boi (menestrel e dono da fazenda onde se desenrola a estória) interpretam composições desse universo regional.
As músicas, em sua maioria, pertencem aos repertórios oficiais dos Bois Bumbás Caprichoso e Garantido, além de composições e arranjos do próprio grupo. Todas as coreografias foram desenvolvidas pela Cia. de Dança e Artes Folclóricas do Amazonas e o Grupo Encanto Vermelho. Os figurantes incluem 17 dançarinos e 10 músicos.