Por: Diego Foppa
Leodegar Rodrigues: uma liderança que surgiu no interior
Candidato do PT, é o terceiro entrevistado da série que apresenta o perfil, trajetória e as principais propostas dos postulantes à Prefeitura de Novo Cabrais
Quando questionado sobre o motivo que lhe fez entrar para a política, Leodegar Rodrigues sequer hesita: cita imediatamente a sua pretensão de trabalhar as políticas públicas, visando que elas chegassem aos cidadãos diantes de suas necessidades. Filho de Manoel Geci Rodrigues e Eni Dias Rodrigues, Leodegar é pai de Gabriel e Tiago, e nasceu e cresceu no cerro da Linha Pfeiffer, onde trabalhava na roça auxiliando seus pais. Em 1991, ele chegou a fazer parte de uma comissão que buscava anexar a Linha Pfeiffer (que pertencia à Cachoeira do Sul na época) ao município de Cerro Branco. No início da década de 90, de fato Leodegar começou a se tornar uma pessoa muito mais conhecida. Em 1992, quando casou com a atual esposa Dameane Bilha, Leodegar foi para a localidade de Aterrado, onde dedicava seu tempo trabalhando como fumicultor. No mesmo ano, ingressou no PT e veio a concorrer como vereador em 1996, mas não se elegeu. Na época, fez 68 votos, sendo o segundo candidato mais votado da sigla, com menos votos apenas que Livete Piazza. No entanto, dois anos mais tarde integrou uma comissão no Estado para criar um polo do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) no município, se destacando no trabalho exercido. “Pude de fato contribuir com os pequenos agricultores”, recorda.
Quatro anos mais tarde, na eleição de 2000, concorreu novamente para uma vaga no Legislativo, mas, desta vez, se elegeu como o terceiro mais votado entre os nove, alcançando a marca de 159 votos e, sendo o primeiro vereador eleito pelo PT no município. Na eleição seguinte, em 2004, o petista foi reeleito na Câmara, sendo o candidato mais votado com 289 votos. “Neste período, nunca deixei de trabalhar na roça, bem como atuar pelo MPA defendendo minha bandeira das políticas públicas para ajudar as pessoas”, comenta.
De 2008 em diante, o petista se consolidou no Executivo, sendo eleito como vice na chapa encabeçada por Sérgio da Rosa (MDB), na gestão que assumiu por prefeito por cerca de nove meses. Depois, foi prefeito de 2012 até 2016, tendo Cilon da Rosa (MDB) como vice. No pleito seguinte (2016/2020) participou por aproximadamente dois anos e meio como Secretário de Saúde no governo de André de Lacerda e Larri Schoenfeldt, ambos do PT. Retornou às urnas na última eleição, sendo eleito como prefeito mais uma vez e contando com Larri Schoenfeldt como vice. Sobre sua experiência na vida pública, Leodegar resume como um grande aprendizado. “Sou muito grato por terem acreditado em um pequeno agricultor com a 5ª série completa, que morava na encosta do cerro,” relata.
UM RAIO-X DO PERFIL DE LEODEGAR
Time: Internacional. | Música: Sertanejo. | Filme: Faroeste. | Ídolo: Deus. | Hobby: Esportes. | Pior defeito: Confiar demais nas pessoas. | Maior qualidade: Se colocar no lugar do outro.
“Queremos dar continuidade nesse projeto de crescimento,” afirma
Na análise de Leodegar, o município passou por uma transformação notável nos últimos anos. Para ilustrar essa afirmação, ele destaca que a Prefeitura está com as finanças equilibradas e avançou em diversas áreas, mesmo enfrentando a pandemia do coronavírus, anos de seca e a enchente de maio. “Apesar de tudo isso, muitas coisas aconteceram. Novo Cabrais vem se desenvolvendo nos últimos anos e queremos dar continuidade nesse projeto de crescimento”, relata. Neste sentido, o atual prefeito e candidato à reeleição cita também investimentos em pavimentação, frota municipal, saneamento básico e maquinário para atender as demandas da Prefeitura e população. “Nos últimos anos, também é notável o investimento de empresários locais. Isso mostra que eles confiam nas perspectivas do nosso município”, comenta. Ainda com relação às empresas, o atual prefeito cita que haverá apoio para as empresas que decidirem se instalar em Novo Cabrais. “Vamos sempre apoiar quem quiser vir para ficar em nosso município”, acrescenta.
Neste sentido, Leodegar relata que uma das metas do plano de governo é estudar a viabilidade de implantar um Parque Industrial como forma de incentivar a vinda de novas fábricas e indústrias. “Possuímos uma localização privilegiada”, resume. Leodegar também mencionou que o turismo continuará tendo uma atenção especial em sua gestão. “Evoluímos significativamente neste setor, mas entendemos que podemos avançar ainda mais”, salientou.
Por fim, ele também salientou que a educação seguirá tendo atenção especial. “Queremos implementar em parceria com o IFSul cursos de extensão, formação inicial ou qualificação profissional, pois a educação é muito importante para o desenvolvimento também, ”finalizou.
Por que quero ser prefeito?
“Me considero preparado devido à experiência de muitos anos e para dar continuidade a um planejamento que visa o desenvolvimento de Novo Cabrais. Sempre defendi o cidadão e não será diferente se eu for reeleito.” (Leodegar Rodrigues)
O VICE - Maiquel Butzke é natural da Vila Botucaraí, em Candelária. Em 2009, passou a residir na localidade Linha Faxinal, em Novo Cabrais, após casar-se com Gabriela Schoenfeldt com quem tem dois filhos. Cursou Educação Física por dois anos e meio, mas não concluiu a graduação. Profissionalmente, trabalhou com escolinha de futebol, agricultor e representante comercial. Atualmente, aos 35 anos, Maiquel reside no Centro e irá encarar sua segunda experiência política. A primeira foi em 2020, quando foi eleito vereador pelo PT. Neste período, foi presidente do Legislativo por seis meses. Ele é um dos fundados do Podemos no município.
PRINCIPAIS PROPOSTAS PARA A SAÚDE, INFRAESTRUTURA E EDUCAÇÃO
SAÚDE - Manter o plantão de sobreaviso no período da noite, feriados e finais de semana contando com profissional de enfermagem; estudar a viabilidade de contratação de pediatra e outros especialistas para atendimento na UBS; adquirir equipamentos especializados para ofertar exames de imagem à população junto a UBS; manter e ampliar o acesso e a distribuição de medicamento à população; ampliar e manter os convênios com hospitais e especialistas, entre outros.
INFRAESTRUTURA - Buscar projetos na área do saneamento básico, em especial, esgotamento sanitário; deixar 100% do município com saneamento básico; captar recursos junto aos Governos Federal e Estadual para aquisição de equipamento de britagem (britador); captar recursos junto ao Governo Federal para construção de parque de máquinas; ampliar a implantação de sistema de energia solar fotovoltaica nos prédios públicos; promover a construção de paradas de ônibus, priorizando o público escolar, apoio aos agricultores na infraestrutura de acessos a suas propriedades e manter uma patrulha agrícola forte, entre outros.
EDUCAÇÃO - Manter o transporte escolar em todas as localidades, inclusive o transporte dos alunos da creche; compromisso em manter o material pedagógico de escola particular; apoiar os estudantes de ensino técnico e universitário com manutenção de ajuda de custo de 50% no transporte e 100% para o curso de técnico em agropecuária; manter os projetos de contraturno escolar; implementar no contraturno os projetos de xadrez, música, teatro e uma segunda língua nos anos iniciais; buscar novas parcerias com universidades e institutos federais para oferta de novos cursos técnicos, graduações e pós-graduações, entre outros.