Por: Arthur Lersch Mallmann
Reunião define caminho para decreto de Situação de Emergência
Encontro realizado na manhã desta segunda, 23, no Sindicato Rural, reuniu técnicos agrícolas, instituições financeiras e entidades ligadas ao agro para levantar informações sobre prejuízos
Na manhã desta segunda, 23, o Sindicato Rural (SR) organizou uma reunião com diversos representantes de entidades ligadas ao agro, especialistas e instituições financeiras. O objetivo, segundo o presidente do SR, José Daltro Emmel, é levantar informações sobre os prejuízos da seca para amparar o poder público municipal em uma declaração de Situação de Emergência. Com o reconhecimento da Situação de Emergência pela União, o município poderá ter acesso a recursos federais para amenizar os prejuízos econômicas da estiagem.
Segundo Adalton de Siqueira, da Agrican, já há perdas na soja, mas é algo difícil de mensurar no momento. A projeção é de que haja uma quebra de 10% a 15% na safra. Carlos Loewe, da Afubra, afirmou que o tabaco não foi tão atingido, com exceção das partes altas do município. Ainda segundo Loewe, as perdas no tabaco giram em torno de 8%. José Fernando de Andrade, do IRGA, afirmou que 50% da produção de arroz do município está no seco ou no barrinho, podendo ser duramente prejudicada se a estiagem persistir. De acordo com Vagner Moro, da Emater, o milho da safrinha apresenta uma perda de 60%. Os produtores de leite, por sua vez, falam que, hoje, estimam uma perda de 50% na produção. Os prejuízos do gado de corte ainda estão sendo apurados.
Representando a prefeitura e a Secretaria de Agricultura, Alex Wegner explicou que, só pela necessidade de abastecimento de água já seria possível decretar Situação de Emergência. Contudo, ele ressalva que era necessário um embasamento mais detalhado para contabilizar as perdas da agricultura. Ainda sobre a questão da água, foi explicado que as nascentes estão com um tendência de baixa na vazão (algo em torno de 40%). É situação é grave principalmente na região serrana, que vem apresentando chuvas abaixo da média mesmo para um contexto de estiagem.
Decreto ainda esta semana
As informações levantadas na reunião estão sendo compiladas pela Emater e serão levadas à reunião do Conselho Municipal de Agricultura e Agropecuária, prevista para ocorrer na manhã da próxima quarta, 25. A partir da ata da reunião, caberá à prefeitura declarar Situação de Emergência – algo que provavelmente ocorrerá ainda esta semana.