Logo Folha de Candelária
Polícia 03/02/2023 15:15
Por: Charles Silva

Cuidadora denuncia envenenamento de cães resgatados

Após perder três animais em poucos dias, a protetora Alda Puntel, moradora da Rua do Cerro, usou as redes sociais para denunciar o crime e pedir ajuda

  • Foto: Arthur Lersch Mallmann / Folha de Candelária
  • Foto: Arthur Lersch Mallmann / Folha de Candelária
  • Foto: Arthur Lersch Mallmann / Folha de Candelária

O abandono de animais domésticos é um problema frequente em Candelária. Embora seja crime (Lei Federal nº 9605/1998), encontrar cães e gatos abandonados em vias com pouco movimento é bastante comum em diversas áreas do município. Sensibilizada com esta triste realidade, a vendedora Alda Puntel, moradora da Rua do Cerro, atua há muitos anos acolhendo os animais deixados nas proximidades de sua residência. Contudo, não bastassem as dificuldades que enfrenta para alimentar e abrigar estes animais, agora a protetora animal precisa conviver com o risco de envenenamento de seus cães.

Nos últimos dias, três cães que estavam sob os cuidados de Alda foram encontrados mortos com sinais de envenenamento. De acordo com a tutora, casos de envenenamento são comuns na região, e não é a primeira vez que os animais acolhidos por ela são alvos deste crime. “É muito triste. Eu encontro esses animais debilitados, com ferimentos e doenças, trato de todos da melhor maneira possível. São meses de dedicação e cuidado para que eles possam ter uma vida digna. Mas a maldade humana insiste em encontrá-los”, desabafa.

Alda relata que, todos os anos, dezenas de cães e gatos são abandonados nesta área, no trecho inicial da Rua do Cerro, próximo à interseção com a Rua Silvio Pinto. A moradora conta que, durante um período, abrigou simultaneamente vinte e dois cães, e mesmo sem nenhum auxílio, continuará fazendo o possível para resgatar estes animais.