Logo Folha de Candelária
Geral 12/11/2022 09:09
Por: Redação

Censo 2022: campanha não quer deixar ninguém de fora

Se o total de habitantes cair, Candelária poderá perder mais de R$ 3 milhões por ano de recursos do FPM (Fundo de Participação dos Muncípios)

  • Equipe de recenseadores é identificada e treinada pelo IBGE para as visitas domiciliares
  • Campanha é destaque nos canais de comunicação da Prefeitura
  • Registro aéreo de Candelária: cidade cresceu, mas o total de moradores gera incertezas

É hora de saber quantos somos. Este é o slogan da campanha que a Prefeitura de Candelária lançou esta semana intitulada como “Censo 100%”. O texto divulgado pelos canais oficiais da Prefeitura e repassado aos órgãos de imprensa explica a importância da campanha para o município e sua população. Conforme observado, os recursos usados em benefício da população são baseados no total da população que será apurado pelo Censo 2022. Segundo explica o secretário municipal de Administração, Jorge Mallmann, os números parciais divulgados pela coordenação do Censo no município trouxeram preocupação, à medida que estão abaixo das expectativas. “As impressões gerais indicavam que o total de moradores de Candelária iria aumentar, diante do crescimento da cidade observado nos últimos anos”, comentou Mallmann. No entanto, conforme acrescentou, essa expectativa não está se confirmando, indicando, inclusive, uma perspectiva de queda na população geral do município.

Se para a maioria dos municípios brasileiros a diminuição do número de habitantes não gera maiores problemas, a situação de Candelária é bem diferente. O secretário Jorge explica que a distribuição de recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) pelo governo federal é estabelecida através de faixas populacionais. Em consulta ao site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é possível verificar que Candelária possui uma população estimada em 2021 de 31.475 habitantes. Esse contingente populacional coloca Candelária no índice 1,6 no coeficiente por faixa de habitantes, correspondente às cidades entre 30.565 a 37.356 moradores (veja no quadro, os índices das cidades até 44.148 habitantes). Hoje, pela estimativa de 2021, o município está 910 habitantes acima do mínimo fixado para o atual índice 1,6. Isso significa que para continuar na atual faixa, a contagem do censo não poderá chegar a um resultado abaixo dos 30.565 habitantes. “Se isso acontecer, o município irá perder mais de R$ 3 milhões de recursos do FPM”, informou Mallmann. Conforme o prefeito Rim, essa realidade implicaria em menos recursos para áreas importantes como a saúde e a educação, além de prejudicar investimentos projetados. Em função dessa realidade, o prefeito pede uma grande mobilização para que a contagem do censo atinja, de fato, toda a população. “Fale com seus familiares, amigos, vizinhos e conhecidos”, conclamou o prefeito, pedindo que quem ainda não recebeu a visita do censo entre em contato com o fone/whats 98310 1050 ou se dirija ao posto de coleta do censo na Prefeitura.

Ações incluem questionário nas escolas

O sinal de alerta na equipe de governo foi ligado não só a partir da divulgação dos números conhecidos com cerca de 70% do trabalho concluído, mas a partir da informação de que nas cidades da região todas estão apresentando queda na população. A partir disso, o prefeito Nestor Ellwanger (Rim) convocou uma reunião com alguns secretários e com a coordenação local do Censo 2022. As estratégias debatidas incluíram o desenvolvimento da campanha “Censo 100%”. A ideia é não deixar nenhum morador de Candelária fora do censo. Para tanto, foi enviado material sobre a campanha para os veículos de imprensa e realizadas entrevistas nas emissoras de rádio da cidade. A campanha também é destaque dos canais de comunicação da Prefeitura. Outra ação desenvolvida foi a distribuição de questionários nas escolas municipais, estaduais (da cidade) e no Colégio Medianeira. “Dessa forma, será possível identificar famílias não visitadas pelo censo em regiões com trabalho já encerrado”, explicou Mallmann. O vice-prefeito Cristiano Becker também fez coro à mobilização em favor da participação de todos no censo. “É um resultado que vai fazer toda a diferença no nosso futuro”, ressaltou.

Os coeficientes pela população

Até 10.188 habitatens - 0,6

De 13.585 a 16.980 - 1,0

De 16.981 a 23.772 - 1,2

De 23.773 a 30.564 - 1,4

De 30.565 a 37.356 - 1,6

De 37.357 a 44.148 - 1,6

Fique atento

Se você ainda não recebeu a visita do censo, a hora é agora. Entre em contato com o fone/whatsapp (51) 98310 1050 e peça a visita de um recenseador ou procure o Posto de Coleta do IBGE na Prefeitura.