Logo Folha de Candelária
Geral 13/09/2019 15:03
Por: Luciano Mallmann

No sábado, Parque de Eventos é palco do Dia da Árvore e da Família

Prevista inicialmente como uma atividade modesta, iniciativa recebeu amplo apoio da comunidade e promete movimentar - e transformar - o parque de eventos

Um projeto que começou modesto e que, à medida que ia sendo organizado, ganhou em importância, participação e, em consequência, em dimensão. Trata-se do Dia da Árvore e da Família no Parque, marcado para este sábado, 14, a partir das 14h, no Parque de Eventos Itamar Vezentini, em Candelária. O evento integra o projeto Ambienta Candelária, da Prefeitura municipal, que engloba ainda outras atividades, todas relativas à sustentabilidade e ao meio ambiente. 

Tendo como slogan a frase "Venha com sua família e plante uma árvore!", a ideia original partiu do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marco Treichel, e do Grupo de Escoteiros Botucaraí. Inicialmente a intenção era plantar entre 30 e 50 mudas de árvore. A partir do envolvimento da secretaria municipal de Assistência Social e Habitação, através do CRAS Aconchego, com aproximadamente 70 crianças, o evento ganhou em número de participantes e de mudas a serem plantadas. Na sequência, confirmou-se a participação maciça e efetiva da Wizard Idiomas, que levará ao menos 100 crianças, que, da mesma forma, plantarão cerca de 130 árvores. Outra escola que irá participar será a EMEI Rio Branco, sediada na comunidade sinodal, que levará entre 60 e 70 alunos para plantar. Cada árvore ficará com o nome da família ou da criança responsáveis pelo plantio, que ficarão encarregadas pela sua manutenção e por seu desenvolvimento.

Inicialmente, serão plantadas mudas de árvores ornamentais e floríferas em torno do lago e, em outras partes do parque, mudas de frutíferas e nativas. Em torno da academia, será dada preferência para árvores frondosas, que fornecem sombra, e assim também será feito na parte dos fundos. Além do plantio, será feita no sábado uma grande composteira para adubação das mudas que serão plantadas, principalmente porque, segundo o coordenador do Departamento de Meio Ambiente de Candelária, Albino Gewehr, a terra do parque é pouco fértil. Na compostagem, Gewehr ressalta a importância também do apoio da secretaria municipal de Turismo, Cultura e Esportes, Coagrisol, Cosuel, SJ Elwanger, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Botucaraí Alimentos, Horto Girassol, Jair Radtke ME e Sollus Agrícola. 

A organização torce para que a previsão de tempo bom se confirme, para garantir o sucesso do evento, que, se não é inédito, ao menos nessas dimensões, teve até hoje poucos similares em Candelária