Logo Folha de Candelária
Geral 30/05/2023 14:01
Por: Redação

Em candelária, cerca de 330 contribuintes ainda não entregaram sua declaração

Prazo final termina nesta quarta, 31, a partir daí o contribuinte estará sujeito à multa de até 20% do valor total do imposto de renda

A data final para a entrega das declarações do Imposto de Renda 2023 termina nesta quarta, 31. A Receita Federal alerta os contribuintes para não perderem o prazo, pois a partir da quinta estarão sujeitos à multa no valor mínimo de R$ 165,74. A multa corresponde a 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, com limite de 20% do valor total do imposto de renda.

Em Candelária, de acordo com dados oficiais da Receita Federal, mais de 90% dos contribuintes cerca de 330 contribuintes ainda não entregou sua declaração. Para quem não aproveitou o prazo de entrega ampliado e deixou para o último dia, a sugestão é utilizar a declaração pré-preenchida, além de agilizar o processo, a pré-preenchida diminui a chance de erros de digitação e ainda é critério de prioridade para receber a restituição.

Restituição

Junto ao fim do prazo para realizar a declaração, na próxima quarta, 31, a Receita Federal começará a pagar o 1º lote de restituição. Segundo o órgão, o crédito contemplará mais de 4 milhões de contribuintes e soma cerca de R$ 7,5 bilhões em pagamentos — o maior valor já pago pelo Fisco em um lote de restituição na história.

Uma das novidades do Imposto de Renda 2023 é que os contribuintes que escolheram receber a restituição via Pix com a chave CPF “furarão a fila”, sendo os primeiros a serem ressarcidos pelo leão.