Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Um show inesquecvel

O frio registrado na noite da última quarta-feira, 11, não foi empecilho para o público que lotou o ginásio municipal Walter Filter para assistir ao espetáculo “Amazonas para o Mundo Ver”. Cerca de 1.200 pessoas acompanharam o show, que surpreendeu por sua magnitude. Promovido pela Associação Cultural Erico Verissimo (Accev), com o apoio das prefeituras municipais de Candelária, Cerro Branco e Novo Cabrais e de empresas patrocinadoras, o espetáculo apresentou a cultura de um povo através da dança, música e de um mundo de cores.
O ballet folclórico apresentado pela Cia. de Danças e Artes Folclóricas do Amazonas Encanto Vermelho demonstrou as lendas, mitos e histórias do universo cultural amazônico. Todo o show consistiu na apresentação de músicas e danças do Boi Bumbá, mesclando elementos da cultura indígena com os mistérios da floresta. O grupo formado por 17 bailarinos e 10 músicos esteve impecável do início ao fim da apresentação, sempre primando pela interação com o público, que mostrou muita energia, principalmente na acirrada competição entre os Bois Bumbás Caprichoso e Garantido. Um lado da platéia, com balões azuis, defendeu o Boi Caprichoso, enquanto o outro lado, com balões vermelhos, defendeu o Boi Garantido. Toda a alegria e entusiasmo dos presentes fizeram com que Candelária fosse apontada pelos integrantes do grupo como a cidade mais animada entre todas onde o espetáculo foi apresentado no Rio Grande do Sul.
Antes do show, os artistas viveram momentos de platéia em Candelária. Por volta das 18h, antes da entrada do público, a invernada juvenil do CTG Sentinela dos Pampas subiu ao palco para uma apresentação ao grupo amazonense. Nas cadeiras, os artistas e toda a equipe de apoio do grupo acompanharam com muita atenção as danças gaúchas, não poupando aplausos ao final de cada número. Também aproveitaram para tirar muitas fotos da apresentação. A movimentação de prendas e peões no palco com o cenário amazônico proporcionou uma integração de arte e cultura que se constituiu num dos pontos altos do espetáculo "Amazonas Para o Mundo Ver" em Candelária.
Em mais de duas horas de apresentação, “Amazonas para o Mundo Ver” demonstrou a todos uma cultura rica em detalhes, com uma produção que é tida pelos envolvidos como fruto de um sonho que vem sendo amadurecido há cinco anos. Tudo é minuciosamente pensado e muito bem organizado na intenção de levar, por onde passam, emoção e encantamento.
HOMENAGEM – No final da apresentação, o prefeito Lauro Mainardi e as soberanas do município entregaram aos apresentadores Fernando Maia e Wilson Nobre um presente em nome de toda a comunidade em agradecimento pelo belíssimo espetáculo apresentado em Candelária. Posteriormente, artistas e organizadores participaram de um jantar de confraternização. O show em Candelária encerrou a turnê do grupo no Estado. Daqui, eles partiram direto para o Rio de Janeiro, onde embarcaram para a cidade de Zaragoza, na Espanha, onde participarão de um festival folclórico.