Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Um dia de muito trabalho frente administrao

Com o objetivo de despertar os jovens para o exercício da cidadania e para a importância do entendimento político para a construção de uma sociedade melhor, o projeto Dia de Estudantes Municipais no Poder Executivo teve seu ponto alto esta semana. Após todo o processo eleitoral e a divulgação dos eleitos na última sexta-feira, 6, a equipe de governo tomou posse na manhã de terça-feira, 10, e durante todo o dia esteve envolvida nos assuntos administrativos em seus respectivos gabinetes e secretarias.
A solenidade de posse ocorreu no hall de entrada da prefeitura municipal e contou com a presença dos titulares das pastas – que acompanharam os estudantes durante todo o dia –, além de representantes do legislativo, de entidades e instituições financeiras, de professores e pais de alunos. A primeira a tomar posse foi a prefeita de 2008, Ana Paula Schultz, que recebeu o cargo de Camila Porto Ellwanger, eleita no ano passado, ambas da Emef Adão Jaime Porto, da Picada Escura. O vice-prefeito mirim, Douglas Rafael Lopes Ellwanger, da Emef São Paulo, da Linha do Rio, recebeu a função de Leandro Alves da Cunha, da Emef Christiano A. Graeff. Os nove secretários e a procuradora jurídica também receberam os cargos dos estudantes eleitos na primeira edição do projeto em 2007.
A secretária municipal de Educação, Carine Carvalho, relatou em seu discurso toda a fundamentação e desenvolvimento do projeto idealizado pelo prefeito Lauro Mainardi. Ela salientou que o envolvimento dos jovens esteve pautado em situações reais e que todo o processo eleitoral se equivale a uma eleição para a escolha dos governantes. “A seriedade e o comprometimento com que estes alunos elaboram e apresentam seus planos de governo dão certeza de que estão sendo cumpridos os objetivos a que se propõe o Projeto Dia de Estudantes Municipais no Poder Executivo”, salientou. Segundo antecipa, de 16 a 19 de junho acontecerá o relato de experiências vivenciadas pelos alunos do projeto nas escolas participantes.

Uma experiência inesquecível
Na seqüência dos pronunciamentos, a prefeita estudantil Ana Paula agradeceu a todos que lhe confiaram o voto e dedicou a escolha aos pais e à diretora da escola. O vice-prefeito Ênio Hübner observou que o projeto apresenta um resultado muito positivo, à medida que conscientiza os jovens em relação à necessidade de homens públicos sérios para se construir uma realidade melhor. O prefeito Lauro Mainardi disse esperar que a iniciativa abra caminho para receber um presente que ainda não ganhou: uma nação sem corrupção e sem tantas diferenças sociais. “Queremos que o projeto seja o começo de uma grande conquista; é preciso acreditar”, completou.
Após a solenidade, os estudantes vivenciaram um dia na administração pública, cada um com o respectivo titular do cargo para o qual foi indicado. Ao meio-dia, no Bar Aba, aconteceu um almoço de confraternização e, no final da tarde, todos voltaram a se reunir para uma avaliação. Na oportunidade, os alunos receberam certificados e medalhas pela destacada participação no projeto. O testemunho da prefeita estudantil, Ana Paula Schultz, resume as impressões dos jovens em relação à experiência. “Foi uma experiência inesquecível. Pudemos ver que ainda tem gente séria na política e que se preocupa com a comunidade. Também deu para perceber que Candelária está se desenvolvendo.”

Equipe de governo
Prefeita: Ana Paula Schultz, EMEF Adão Jaime Porto;
Vice-prefeito: Douglas Rafael Lopes Jahnke, EMEF São Paulo;
Secretária municipal de Governo e Planejamento: Juliana dos Santos Bonelli, EMEF São João Batista de La Salle;
Secretária municipal de Administração e Modernização: Keli Daiane Gewehr Schwantz, EMEF Adão Jaime Porto;
Secretário municipal de Transportes e Obras Públicas: Daniel Felipe Schroeder, EMEF São Paulo;
Secretária municipal de Educação: Andressa Braga, EMEF Percílio Joaquim da Silveira;
Secretário municipal de Saúde: Alexandre Alves da Cunha, EMEF Christiano Affonso Graeff;
Secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Cultural: Maiqueline Janine Bartz, EMEF Percílio Joaquim da Silveira;
Secretária municipal de Finanças e Coordenação Econômica: Geneci Lopes dos Santos, EMEF São João Batista de La Salle;
Secretáriamunicipal de Assistência Social e Habitação: Andréia da Veiga Mueller, EMEF Christiano Affonso Graeff;
Secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente: Adler Jessé Feistler, EMEF São João Batista de La Salle;
Procurador Geral do Município: Miriã Linhar, EMEF Christiano Afonso Graeff.