Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Assistncia Social realiza formatura de oito cursos

A secretaria municipal de Assistência Social e Habitação realizou no último dia 29 de maio, nas dependências do CTG Sentinela dos Pampas, a formatura de oito cursos profissionalizantes promovidos pela própria secretaria. Na oportunidade, fizeram-se presentes autoridades, representantes de empresas e entidades, além dos familiares dos alunos. Segundo Leandra Sartori, secretária da pasta, o momento da formatura foi especial para todos. “A formatura não é na essência apenas uma festa, mas um instante único na vida das pessoas e, por isso, foi vivida com intensidade e com todo capricho que eles mereciam”, destacou.
Ao total, foram 100 formandos que puderam ouvir palavras de apreço e incentivo durante a solenidade, como o discurso proferido pelo prefeito Lauro Mainardi. “Tudo o que o ser humano consegue com o suor de seu trabalho o torna mais satisfeito por adquirir o sustento de sua família e gera dignidade”, discursou. Leandra também falou aos alunos, destacando, em sua mensagem, que é preciso fazer das pequenas coisas e dos pequenos momentos uma início para um grande e feliz futuro. Após cada aluno receber individualmente seu certificado das mãos dos instrutores e convidados, a cerimônia foi encerrada com imagens dos cursos, música e um coquetel.

Fundamentação
Até o final da década de 80, a prática de Assistência Social esteve pautada na concepção tradicional-liberal, atuando apenas nas suas conseqüências, criando ações paliativas, compensatórias, garantidoras da reprodução social. Hoje, depois de implantada a Lei Orgânica de Assistência Social e da Norma Operacional Básica com o Sistema Único de Assistência Social, consolidou-se como política pública e direito social ampliando o desenvolvimento de atendimento sócio-assistencial, rompendo com o foco da relação de dependência. Segundo Leandra, diante disso a secretaria municipal de Assistência Social e Habitação busca minimizar as deficiências sociais e culturais e acredita firmemente que a vulnerabilidade social só será dizimada através de ações que ofereçam à população condições de trabalho, resgatando, assim, a cidadania.

Cursos oferecidos
Curso de marcenaria; curso de decoração de Páscoa; curso de doces e salgados. Desenvolvidos pelo Senac: Curso de criação e venda de produtos reciclados; curso de empregada doméstica. Desenvolvidas pelo Senai: curso básico de Libras (Língua Brasileira dos Sinais); curso em eletricidade predial; curso de instalações hidráulicas prediais.