Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Assaltos at com hora marcada

A criatividade dos bandidos aumenta na mesma velocidade da tecnologia. Desta vez, a Polícia Civil de Candelária está alertando sobre um novo meio de assalto, que está ocorrendo principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná e que agora chega ao Rio Grande do Sul. O crime já está sendo chamado de “assalto programado”. Segundo informações recolhidas na DP local, o novo golpe funciona da seguinte maneira: os marginais enviam, via correio, uma carta com papel timbrado e com a marca das operadoras de TV por assinatura aos assinantes do município, informando que a empresa está “operando com nova tecnologia” e que por isso é necessária a troca do equipamento. Os golpistas informam um número de telefone para contato pelo qual deve ser feito o agendamento da visita do “técnico”. Desta forma, se fazendo passar por profissionais, entram com o consentimento na residência das vítimas em data e hora previamente estabelecidas, exatamente quando acontece o assalto. A polícia orienta aos assinantes ligarem para os verdadeiros números das operadoras para verificar a veracidade do conteúdo da carta.
MSN - Os bandidos também estão enviando e-mails pedindo para as vítimas atualizar o comunicador instantâneo Messenger (MSN) para a versão 8.0, oferecendo um link para que as instruções sejam seguidas. Neste sentido, é bom excluir a mensagem, pois se trata de um vírus. Para ver antecipadamente onde o usuário vai parar, basta colocar o mouse (sem clicar) em cima do endereço, que não é o da Microsoft. Ainda sobre o MSN, caso alguém chamado felipegadeia@hotmail.com enviar uma mensagem solicitando que você o adicione à lista de contatos, a polícia orienta a não aceitar, pois se trata de um vírus que pode instalar programas espiões utilizados para descobrir dados importantes, como senhas de banco, por exemplo. Outro golpe que vem sendo utilizado trata-se de mensagem via e-mail de um telegrama dos Correios, que também linka para um endereço onde certamente existem programas que irão infectar seu computador. Afinal, se existem e-mails, para que alguém pagaria aos correios para enviar um telegrama?

Desconfie
Existem vírus que, ao possuírem o computador de uma vítima, enviam mensagens para os contatos do MSN ou lista de e-mails, normalmente também obtida do MSN, visando sua disseminação. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, eles não servem para apagar seus contatos ou formatar o computador; todos estão tomando conta de que é mais “lucrativo” manter o computador “íntegro” para poder usufruir dos seus recursos, seja pra spam, através dos contatos ou para obtenção de informações privilegiadas, como senhas de bancos e outros dados confidenciais.