Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Radar

Câmara ao vivo só até dia 30
As campanhas nas eleições municipais costumam ser as mais passionais pela proximidade dos postulantes dos cargos em disputa. Em função dos ânimos acirrados, há uma grande preocupação dos órgãos de imprensa, principalmente em relação aos pronunciamentos no rádio e na televisão. A rádio Triângulo FM leva ao ar no próximo dia 30 de junho a última sessão ao vivo da Câmara de Vereadores. Depois, provavelmente os pronunciamentos serão gravados e editados de forma que sejam veiculados somente a ordem do dia e o pequeno expediente, segundo explicou o gerente Rafael Vezentini. Na segunda-feira, em Venâncio Aires, uma equipe da rádio participa do seminário “A radiodifusão e as eleições municipais” promovido pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão - Agert, onde serão esclarecidas as regras da legislação eleitoral com relação às transmissões. A preocupação é exatamente com a lei, que está mais rígida, e os valores de multas, bem mais altos. Segundo o chefe do cartório eleitoral de Candelária, Rodrigo Collar, a sugestão do Tribunal Regional Eleitoral é de que as sessões sejam gravadas, editadas e, posteriormente, levadas ao ar sem os pronunciamentos que possam resultar em problemas para as emissoras e aos candidatos.
Por uma campanha mais limpa
Ataques pessoais, apedidos virulentos, mágoas e rancores são ingredientes descartáveis em época de eleição. O que deve nortear uma campanha é o esclarecimento do eleitor sobre quais as idéias e propostas que cada candidato tem, mas nem sempre é isso que prevalece. Toda vez que se abre o período para a propaganda eleitoral abre-se também o vasto repertório da mesquinharia política, em que imperam os ataques pessoais e a busca de informações principalmente no passado do oponente em detrimento à sua capacidade. Será isso o bastante para conquista o voto? Para os que se acham no direito de dizer de tudo sobre quem se atravessa em seu caminho, existe um mecanismo fundamental chamado voto, e esta arma todo brasileiro maior de 16 anos tem na mão. Só através dele é possível tirar de cena pseudo-políticos que se acham acima do bem e do mal; basta usá-lo com inteligência. A comunidade precisa de representantes interessados em construir e não em destruir ou diminuir reputações ou ações alheias.
Novas lideranças
Com freqüência ouvem-se queixas sobre a carência de novas lideranças políticas. Neste aspecto, merece um registro de reconhecimento o projeto do executivo de Candelária intitulado “Dia do Estudante no Poder Executivo”. A iniciativa lançada no ano passado e reeditada neste ano tem o grande mérito de aproximar os jovens da política e do seu exercício. A participação no processo e a experiência vivida, principalmente pelos estudantes escolhidos para acompanhar a rotina do executivo durante um dia, abre caminho para mudar a realidade atual e ajudar a formar uma nova, na qual surjam lideranças com capacidade e vontade de promover o bem comum.