Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

tica e atitude

Para ter ética é preciso fundamentalmente que se tenha atitude. Nossas ações no dia-a-dia são reflexos de nossos princípios, sejam eles religiosos ou sociais. Os valores morais que norteiam nossa convivência são determinados por nossos sentimentos; sempre que necessitamos determinar qual o caminho certo a seguir ou qual a forma correta de realizar uma ação nos remetemos ao nosso interior, onde armazenamos os mais variados sentimentos, os quais regem nossas ações. Nossa cultura e nosso conhecimento são responsáveis pelas atitudes que tomamos em relação aos fatos que ocorrem em nossas vidas. Ao avaliar as situações devemos ter em mente um senso de justiça e responsabilidade, pois existem regras humanitárias de convivência, onde devo respeitar todos os indivíduos, sabendo que existem pessoas de diferentes crenças na sociedade, onde a fé de cada um vai nortear seu convívio com as outras pessoas da sociedade.
Para que tenhamos realmente atitudes que sejam baseadas na ética, é preciso que tenhamos condições de avaliar os fatos sempre levando em conta os valores que norteiam nossa sociedade. Ações relacionadas ao amor, à responsabilidade social, ao convívio em sociedade, devem ser sempre analisadas com responsabilidade, pois através delas podemos chegar a um nível elevado de organização e participação ativa dentro do meio em que estamos inseridos.
Em nosso meio acadêmico também podemos aplicar a ética, sempre buscando uma atitude justa em relação ao trabalho que estamos desenvolvendo. É preciso que tenhamos animação, dedicação, oscilação, superação e continuação, para que realmente possamos aplicar tudo aquilo que nos é apresentado; ética na utilização da informação, respeito aos direitos autorais, a busca por uma aprendizagem colaborativa, onde, através do estudo, buscamos mais subsídios para enriquecer nosso conhecimento.
A maneira com que desenvolvemos nosso trabalho, a participação ativa nas aulas, a organização na forma de estudar, os métodos que vamos aplicar para chegar ao objetivo traçado e a autonomia perante nossos atos irão nos indicar qual o melhor caminho a seguir, sempre tendo em mente que os valores éticos são, realmente, os responsáveis pela convivência sadia e o senso de justiça entre os povos.
Flávio Mylius Kochenborger
Professor de Educação Física Pós-Graduado em Esporte e acadêmico de Administração
Candelária, junho/2008