Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Visita de ministro motiva realizao de audincia pblica sobre o fumo

A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) intensifica os preparativos para a audiência pública sobre o setor fumageiro, programada para o dia 11 de julho, em Santa Cruz do Sul. O evento contará com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.
Depois de receber uma comitiva de prefeitos da Amvarp, no mês de maio, em Brasília, Lupi demonstrou interesse em conhecer a principal região produtora de fumo do país. Na oportunidade, o ministro salientou a geração de trabalho e renda como fatores de destaque da atividade.
O início da audiência está programado para às 14 horas, no parque da Oktoberfest. Mas o roteiro de Lupi já se inicia no período da manhã. Ele vai conhecer o Centro Municipal de Ensino Francisco Antonio Barbosa Filho, na localidade de Taquari Mirim, interior de Passo do Sobrado, local onde alunos são atendidos pelo Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti). Logo depois, o roteiro prevê visita a uma propriedade agrícola, também em Passo do Sobrado.
Em Santa Cruz, às 11 horas, o ministro vai conhecer as instalações e o funcionamento de duas empresas fumageiras. O roteiro se encerra ao meio-dia, com um almoço no restaurante da Bierhaus, quando prefeitos e representantes de entidades farão a entrega de documentos sobre a importância econômica e social do fumo.
Além da Amvarp, a realização da audiência tem o apoio do Corede/VRP, entidades, sindicatos e federações dos produtores, da indústria fumageira e dos trabalhadores das empresas fumageiras, e dos setores industrial e comercial da região.
FUMICULTORES - As entidades representativas estão se mobilizando para que os produtores de fumo participem da audiência. Segundo o tesoureiro da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcílio Drescher, a presença do fumicultor trará destaque especial. “Diante das intensas campanhas contra o tabaco, consideramos muito importante o interesse do ministro de vir aqui, de conhecer a nossa realidade. A presença de fumicultores vai permitir um entendimento ainda maior sobre a atividade”, diz. O encontro deverá contar também com a participação de trabalhadores das indústrias do fumo.

Programa
• 9h
- Café da manhã em Passo do Sobrado.
- Visita ao Centro Municipal de Ensino Francisco Antônio de Borba Filho, em Taquari Mirim, Passo do Sobrado, para conhecer alunos atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI.
- Visita a propriedades rurais onde se cultiva o tabaco, em Passo do Sobrado.
• 11h
- Visita às fumageiras Souza Cruz e Philp Morris, em Santa Cruz do Sul.
• 12h30
- Almoço, por adesão, no Restaurante Bierhaus, no Parque da Oktoberfest, Santa Cruz do Sul.
• 14h
- Realização da audiência pública, no Pavilhão Central da Oktoberfest (Rua Galvão Costa, 755 – Santa Cruz do Sul – RS).