Por:
Grupo Botucara festeja 38 anos homenageando colaboradores
Em 1970, com o propósito de integrar jovens a um movimento educacional voluntário, sem vínculos político-partidários, valorizando a participação em suas fileiras de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, nascia em Candelária o Grupo Escoteiro Botucaraí. Os primeiros passos foram dados pelo empenho de um cachoeirense que tem na bagagem inúmeras distinções pelos relevantes serviços prestados, dentre elas a Comenda do Botucaraí. Assim como no início do movimento escotismo em Candelária, o chefe Júlio Carlos Massirer continua sendo o defensor número um das causas de Baden Powel, fundador do movimento no mundo, e através do trabalho voluntário dos demais chefes se empenha em manter viva esta chama no município e por todos os lugares do mundo por onde vai.
HISTÓRIA – Nesta história que completa 38 anos, a comunidade candelariense sempre esteve inserida e sempre atendeu com carinho aos chamados do grupo. Em 1976, foi convidada para dar forma a um importante projeto, o da construção da sede própria. Por iniciativa do prefeito Sebaldo Wohlenberg, a municipalidade destinou o terreno e, por iniciativa do chefe Júlio, foi lançada a campanha do couro, que consistia em uma idéia simples e original: mediante o pagamento de uma quota os empresários, cidadãos benemerentes e voluntários ganhavam o direito de escrever seu nome na história e, ao mesmo tempo, materializar um sonho, sonho este construído de madeira, tijolo, cimento e areia, com endereço, portas e janelas para abrigar os jovens escoteiros. Em 1980, com a presença do governador Amaral de Souza, a comunidade contemplava a inauguração da sede do Grupo Escoteiro Botucaraí, presidido então pelo empresário Breno dos Santos Rocha e que tinha como presidente da comissão de construção Lenois Carlotto. Breno era ligado ao Rotary Club e Lenois ao Lions Club, que se utilizavam da sede comunitária para suas reuniões, realizadas, respectivamente às segundas e terças-feiras.
Hoje a sede se renova com a colaboração da comunidade em mais uma campanha do couro, desta vez lançada para a reforma e ampliação das instalações. “É mais um chamamento que fazemos à comunidade e que, ao mesmo tempo, oportuniza aos cidadãos “carimbar e deixar seu nome na história”, salientou Júlio. E para demonstrar o reconhecimento à comunidade, integra-se às comemorações dos 83 anos de aniversário de Candelária um almoço promovido pelo GE Botucaraí, na sede do grupo, dia 6, domingo, quando também serão entregues os certificados de “Amigo dos Escoteiros” aos colaboradores. “É o que podemos oferecer diante de nossas possibilidades”, salientou Júlio. “Todos os esforços empreendidos até hoje valeram a pena e tenho a certeza de que cada um dos que passou ou faz parte do grupo se tornou ou é um cidadão melhor”, concluiu.
Os nomes no couro e na história
Esta é a lista de assinantes que contribuíram para a construção da sede do Grupo Escoteiro Botucaraí em 1976:
Prefeito Sebaldo Wohlenberg – doador do terreno;
Chefe Julio Carlos Massirer – chefe do grupo;
Dr. Luiz Fernando Gonçalves – presidente do grupo.
Doadores: Relojoaria Technos (Milton Bruno Borchhardt), R. Gewehr & Cia. Ltda. (escritório de contabilidade), João Lino Schillinf (fábrica de móveis), Reginaldo R. Hegele (posto de combustíveis), Escritório Botucaraí Ltda. (Becker & Cia. Ltda.), Representações Lago (A. L. Pavin), Ledo Ritzel (comércio de arroz), Ramiro Bartz & Cia Ltda. (confecções, Cachoeira do Sul), Breno Bernardo Ellwanger (mercado), Estácio F. Oliveira Filho (produtor rural), Roni Carlos Grehs, o Bica (açougue), Hintz & Cia. Ltda. (materiais de construção), Eurípedes Ferro (restaurante), Ivo Carlos Loewe (escritório de contabilidade), Haupt & Cia. Ltda (oficina mecânica), Distribuidora de Bebidas Schuck Ltda., Mansão Contabilidade (Cléo Scortegagna), Lüdtke e Garcez (móveis), Banco do Brasil, Industrial de Soja Brasileira – Sobrasil, Jonas C. Klafke (bar/lancheria), Lauro A. Leite & Cia. Ltda. (tecidos e confecções), A. A. Butzke (comércio de pneus), Dr. Rui Paulo Porto dos Santos (advogado), Comercial Agrícola Vale do Rio Pardo Ltda. (Agrovale), Comercial de Cereais Barros Ltda., Paulo Luis Lindemann (escritório de contabilidade), Ardemio Gründling (escritório de contabilidade), Osvaldo J. Kaercher & Cia. (farmácia), Victor Bernhardt (tecidos e confecções), Evaldo Prass (hotel), Reinaldo A. Grehs & Cia. (confecções), Horst Weber (posto de combustíveis), Mecanizadora Botucaraí Ltda. (tratores), Dr. Fábius Pasqualotto (médico), Dr. Flamarion Galetto (laboratorista) e Dory Vaz Ribeiro (tecidos e confecções).
Atenção
Dia 6 de julho
11h - Almoço de aniversário de 38 anos e inauguração das ampliações da Sede do Grupo Escoteiro Botucaraí, na sede do Grupo.
IMPORTANTE: as fichas do galeto para almoçar ou levar para casa podem ser encomendado pelo fone 9955 8390.