Logo Folha de Candelária
Informe Comercial 28/10/2022 10:43
Por: Odete Jochims

Arquitetura para promover a qualidade de vida e o bem-estar

  • Luiza Wollmann: a Arquitetura transforma vidas
  • O recém-inaugurado escritório da Arquiteta fica na sala 401 do Edifício Diplomata, localizado na Avenida Pereira Rêgo, 1480
  • Salão principal da futura Casa de Festa e Bistrô - Capim Limão, que está sendo restaurado na localidade Vila Fátima

    A  Arquiteta e Urbanista Luiza Wollmann, formada pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, possui 25 anos e é o tipo de pessoa que ama o que faz. Desde muito cedo, ela afirma que a profissão foi quem a escolheu. “Isso era assim desde as minhas brincadeiras de criança”, conta. A Arquitetura, segundo Luiza, não se resume somente ao senso estético dos espaços. Questões como a qualidade de vida, do sono e da produtividade estão todas atreladas e são indispensáveis. “A Arquitetura transformou a minha vida e eu vejo o quanto ela transforma a vida das pessoas. No fundo, esse é o motivo que fez eu me apaixonar por essa linda profissão”, completa. Luiza tem escritório recentemente inaugurado na sala 401 do Edifício Diplomata, localizado na Avenida Pereira Rêgo - 1480, e o espaço foi pensado nos mínimos detalhes para receber clientes e amigos com muito carinho.

Um dos diferenciais da Arquiteta é seu posicionamento e interesse especial para os nichos de Neuroarquitetura e Arquitetura biofílica. “A Neuroarquitetura estuda como os ambientes afetam nossa vida. No caso de dormitórios, por exemplo, buscamos entender o motivo pelo qual as pessoas possuem insônia ou acordam relativamente cansadas, chegando na raiz do problema e projetando espaços que possam nos acalmar e beneficiar ao máximo”. Por sua vez, a Arquitetura Biofílica busca trazer elementos da natureza para dentro dos espaços – o que também se relaciona com a qualidade de vida e na diminuição do estresse. “Isso vai muito além do uso de plantas. A ideia é trazer texturas, como o couro, as pedras naturais, tecidos, a palha, a luz em tonalidade quente: elementos da natureza que promovam nosso bem-estar e faça nos sentirmos a vontade e tranquilos”, explica.

No momento, um de seus principais projetos é o Capim Limão – Casa de Festa e Bistrô, localizado na Vila Fátima. Segundo Luiza, o espaço era uma antiga secadeira de arroz que será completamente restaurada para se tornar um belíssimo lugar. “Nós utilizaremos esse espaço para algo que Candelária está precisando: entretenimento de qualidade. Além de comida boa feita por quem sabe e ama, o empreendimento possui contato direto com a natureza e será todo equipado para receber eventos variados”.