Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Alunos j esperam pelas frias de inverno

Todo início de ano letivo começa com empolgação para a maioria dos estudantes, seja pela vontade de rever colegas e amigos ou pela ansiedade do novo. Mas o certo também é que em todo mês de julho muitos estão em contagem regressiva para as férias de inverno, que garantem alguns dias de descanso na agitada vida escolar. Nas escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino de Candelária, as aulas do primeiro semestre já têm data definida para serem encerradas. Confira como está o calendário escolar no município.
Segundo informações da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Santa Cruz do Sul, os educandários da rede estadual entrarão em férias para os alunos e em recesso para os professores de 24 de julho a 4 de agosto. No Guia Lopes, maior escola do município com 960 alunos, a informação é confirmada pela diretora Griseldes Schwantz. Ela ainda esclarece que nos dias 31 de julho e 1º de agosto todos os professores estaduais do município e também de Sobradinho estarão integrados em uma formação continuada no auditório do Colégio Medianeira, ação promovida em parceria com a Unisc, que fornecerá os palestrantes.
Informações repassadas pela secretária municipal de Educação, Carine Carvalho, dão conta de que o recesso nos 39 colégios municipais de Candelária inicia no dia 24 de julho, véspera de feriado e último dia das aulas. Já o retorno às atividades para o segundo semestre é diferenciado. Nas escolas multisseriadas, os alunos voltam às aulas no dia 1º de agosto, enquanto que nas escolas pólo o regresso está agendado somente para o dia 4/8. Isso porque os professores destes educandários participarão de um curso em educação especial no primeiro dia do mês.
PARTICULARES - No Colégio Ulbra/Concórdia, os alunos aprovados sem recuperação entram em férias na próxima semana, na quarta-feira, 16. Quem ficou “pendurado” por causa da nota terá mais uma chance em um novo processo avaliativo, que acontece nos dias 17, 18, 21 e 22 para estudantes do ensino médio, e 17 e 18 de julho para os alunos das séries finais do ensino fundamental. Já os professores terão pouco tempo de folga, uma vez que têm formação pedagógica nos dias 22, 23 e 24 deste mês na Ulbra em Canoas. O retorno às aulas está agendado para o dia 31 de julho.
Já no Colégio Medianeira a diretora Marta Emmel informou que o recesso inicia no próximo dia 23, uma quarta-feira. Neste dia a escola realiza no turno da tarde seu tradicional chá em homenagem às avós (cuja data oficial comemorativa é no dia 26/07). A educadora ainda lembra que o turno integral não terá férias, mas participará de atividades recreativas durante todo o dia. “Será uma espécie de colônia de férias”, explica. Já os professores têm muitas atividades programadas para o período, como uma jornada pedagógica no Grupo Totem, em Santa Maria, que selará o encontro de todas as escolas conveniadas do grupo. Além disso, os educadores também têm agendada jornada interna na primeira semana de féria. O segundo semestre inicia oficialmente no dia 4 de agosto.

Contando os dias
Muitos estudantes já têm definida a programação para as férias de inverno. É o caso dos coleguinhas Cristhiana Becker Anton e Matheus Gomes Corrêa, da 2ª série do Colégio Medianeira. A menina Cristhiana, de 7 anos, conta que está ansiosa por sua viagem ao Uruguai com o papai Cristiano, a mamãe Daniele, o mano Danniel e também a dinda Elisabete. Já Matheus não esconde a expectativa pelo passeio deste mês. Ele vai conhecer o parque do Beto Carreiro, em Santa Catarina, com os pais Leandro e Janaína e com seus amiguinhos.