Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Buraco Zero, de novo?

O que está acontecendo na RST 287 entre Santa Maria e Paraíso do Sul é uma afronta a qualquer pessoa que dirija por este trecho da esfarelada “rodovia”. O que está faltando é atitude; ora falta dinheiro, ora falta equipamento, ora falta material... meu Deus do céu! Falta atitude ou, o pior, parece faltar vontade política! Não é possível que uma região que envolve uma enorme população entre Santa Maria, São João do Polesine, Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Restinga Sêca, Agudo, Paraíso do Sul, Candelária, Santa Cruz do Sul, Lajeado e outras cidades, que é geradora de uma imensa arrecadação de tributos, não tenha 67 quilômetros - isso mesmo sessenta e sete quilômetros - de condições mínimas de trafegabilidade. Esta região tem um potencial turístico que está começando a se desenvolver principalmente na 4ª Colônia e citando Santa Maria, com quase 300.000 habitantes, que possui seis instituições de ensino superior, seis hospitais, sendo o da UFSM o maior concentrador de atendimento ao SUS.
Na região que tem uma Base Aérea, forte presença do Exército Brasileiro e da Brigada Militar, órgãos e autarquias federais e Estaduais não tem 67 quilômetros de uma estrada que é “caminho” diário de riqueza, progresso e lazer. Como nos rotulamos “sem memória” , não custa lembrar que no ano de 2003, a AJESM, apoiada por 20 entidades, lançou o movimento “Ação Buraco Zero”, para protestar contra a má conservação da rodovia federal BR 287 que liga Santa Maria a São Vicente do Sul. Ao final daquele ano de 2003, quando foi assinado o convênio para recuperação daquela rodovia, quatro entidades permaneciam “”erseverando”: a AJESM, ABC, ACOMAC e ADCE. Era preciso estar presente porque significou um resgate dos direitos de cidadãos. Voltando à RST 287, penso que uma região ativa no desenvolvimento regional já deveria ter resolvido este problema que vem se arrastando mês após mês. Nós não podemos esperar até o fim do ano; estamos em pleno inverno e a cada dia a estrada se deteriora mais.
Nós cidadãos contribuintes merecemos resposta e ações rápidas ou então é de se perguntar: teremos que fazer uma “Ação Buraco Zero - parte dois” ?

Luiz Fernandes da Rosa Pohlmann
Presidente da ABC/Associação dos Profissionais da Contabilidade de Santa Maria/RS
CISSP 4024079222