Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Voluntariado: faa a diferena

Segundo definição das Nações Unidas, “o voluntário é o jovem ou adulto que devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos”. Em Candelária, há três anos o gabinete da primeira-dama desenvolve trabalhos voluntários, que contam com pessoas que prestam serviços gratuitos em favor da comunidade, como Horta Comunitária, Paisagismo e Jardinagem, Festas Beneficentes, Baile dos Sonhos, Grupo de Pagode, Hip Hop, Coral Acreditar, Sopão Solidário do Inverno, Campanha do Agasalho, Mutirão da Cidadania, Natal Criativo, Oficina de Costura, Oficina de Páscoa, Banco da Sucata, Dia da Criança, Oficina de Fraldas e Cursos Profissionalizantes.
Voluntariado é compromisso e cada um contribui na medida de suas possibilidades. Um bom exemplo de solidariedade é a cabeleireira Vera Mohler, que mensalmente durante dois anos participou com seu trabalho de corte de cabelo em comunidades do interior acompanhando o Plantão Agrícola e representando a secretaria municipal de Assistência Social e Habitação.
Mesmo com uma grande mobilização de amor ao próximo no município, gabinete da primeira-dama e secretaria ressaltam que é importante contar com mais colaboradores. Neste sentido, fazem um chamamento para que as pessoas sejam voluntárias. “Precisamos de jovens, homens ou mulheres que possam atuar em várias áreas, como atividades esportivas e de lazer, cidadania e defesa dos direitos, cultura, educação, meio ambiente, oportunidade de emprego e renda, saúde, culinária, costura, artesanatos, música, doação de alimentos e outros”, destaca Leandra Sartori. Os interessados podem se inscrever na secretaria municipal de Assistência Social e Habitação na Rua Botucaraí, 1601, Bairro Ewaldo Prass.