Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Uma homenagem definitiva

Além das festividades previstas, a figura do colono ganhará neste ano uma homenagem especial. Através de um monumento a ser fixado na bifurcação entre as avenidas Getúlio Vargas e Júlio de Castilhos, o colono passará a ganhar uma reverência permanente na cidade. A iniciativa da prefeitura é justificada pela importância que a classe tem na identidade do povo candelariense e no desenvolvimento do município. A inauguração do monumento está prevista para o próximo dia 27, às 9h da manhã, em meio à programação da 1ª Festa da Colônia.
Ontem tiveram início os trabalhos de preparação da base onde será fixado o monumento. Essa base será feita com tijolos maciços revestidos com pedras decorativas. De acordo com a arquiteta Lorena Gazalle, possivelmente na próxima segunda-feira, 21, já inicia o trabalho de fixação do monumento, ilustrado através de uma figura masculina e feminina, com altura de 1,70m e 1,60m, respectivamente. Para a confecção das figuras foi usado fiberglass (fibra de vidro), com acabamento em pintura automotiva em pátina bronze.
A obra leva a assinatura do artesão Valério Voltz, profissional conhecido no Estado por trabalhos artesanais e obras de artes plásticas. Entre outros trabalhos, Voltz foi o autor de uma estátua em homenagem a Teixeirinha inaugurada na cidade de Rolante. Dessa forma, dentro das comemorações alusivas aos 83 anos de emancipação, Candelária irá homenagear também a figura do imigrante, elemento essencial na sua formação como município e que, através de seus descendentes, continua contribuindo de forma decisiva para seu desenvolvimento.