Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Largada para o Censo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia na próxima segunda-feira, 16, o Censo 2007. Somente em Candelária, serão 36 recenseadores, sendo cinco urbanos e 31 agropecuários, responsáveis por uma operação integrada que realizará o Cadastramento Nacional de Endereços, combinado com a contagem da população, e ainda o Censo Agropecuário 2006. Além destes profissionais, ainda atuam sete supervisores e o agente censitário municipal Marcelo Ellwanger. Ellwanger explica que o último censo demográfico foi feito em 2000 e que a contagem deste ano será feita em municípios com até 170 mil habitantes. Somente no Rio Grande do Sul, 484 municípios dos 496 do Estado receberão a visita dos recenseadores. “O tempo de entrevista é de 15 a 20 minutos e a previsão de divulgação dos resultados é para o final de agosto deste ano”, explica.
Já o Censo Agropecuário 2006 vai ser efetuado em todos os municípios, não importando o número de habitantes. Segundo o agente censitário, este é um processo bem mais complexo e demorado para ser efetuado. Serão em torno de 500 perguntas com o tempo de entrevista de duas horas e meia. “Pedimos para os produtores irem se organizando para receber os recenseadores, levantando dados desde a produtividade até às possíveis dívidas bancárias”, esclarece, evidenciando ainda que é necessário paciência com os profissionais do IBGE para que eles possam recolher as informações com precisão. A previsão de término e divulgação dos dados do Censo Agropecuário é para setembro de 2008.

INFORMATIZAÇÃO – Este será o primeiro censo totalmente informatizado do mundo. Os recenseadores utilizarão computadores de mão chamados PDAs, que têm acoplado um sistema de posicionamento global (GPS). Segundo Ellwanger, todo o trabalho é totalmente sigiloso e as informações têm fins apenas estatísticos. “Somente o IBGE pode acessar esses dados. As pessoas não precisam se preocupar em omitir dados, pois eles não serão abertos a ninguém”, garante. Ele ainda evidencia que o censo não tem cobrança monetária e que a pesquisa jamais será feita por telefone ou Internet. “O recenseador estará identificado com um crachá do IBGE e um colete azul do instituto”, explica. Maiores esclarecimentos podem ser conseguidos no posto de coleta através do telefone 3743 3500, pelo 0800 7218181 ou ainda pelo site www.ibge.gov.br