Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Em busca de uma escola inclusiva

Através de uma parceira entre a secretaria municipal de Educação e secretaria de Educação Especial do Mec/FNDE, foi promovida esta semana a etapa inicial do Curso de Educação Especial a 107 professores da rede municipal de ensino em Candelária. Divididos em dois grupos, os educadores participaram do primeiro encontro da capacitação nesta terça-feira, 15, na sede da SME. Segundo a secretária Carine Carvalho, ao longo do ano serão realizados mais nove encontros, até que a carga horária de 40 horas/aula seja alcançada.
Conforme Carine, a preocupação da pasta é trabalhar no sentido de buscar uma educação para a inclusão, o que deve envolver alunos, professores, coordenação e comunidade. “Cabe à secretaria planejar ações e oferecer a todo este grupo um ambiente que promova a tolerância, que respeite e valorize as diferenças e que promova os direitos da criança e do adolescente”, explica. Para ela, o desafio é construir uma escola inclusiva, o que não compreende apenas construir espaços com material didático-pedagógico adequado e recurso humano capacitado. “É preciso destruir conceitos pré-estabelecidos para edificar uma escola consciente e que tem sua comunidade escolar e toda a sociedade sensibilizada, capaz de entender, de trabalhar com as diferenças e aceitar a todos. Enfim, é a escola de todos para todos”, completa.
A professora Marcela Züge Becker afirma achar a iniciativa muito importante e significativa. “Leva-nos a refletir sobre o tema inclusão, o fazer pedagógico atualmente e a construção de um novo fazer pedagógico”, declara, evidenciando que a oportunidade que a secretaria de Educação está disponibilizando aos professores é de suma importância, pois a constante atualização deve fazer parte do dia-a-dia do educador.
IMPORTANTE – O projeto solicitando o Curso de Educação Especial foi encaminhado pela secretaria municipal de Educação ao MEC ainda em 2007. Além desta atividade, o projeto ainda prevê que 17 escolas municipais, selecionadas pelo Ministério da Educação, estarão sendo contempladas com material didático-pedagógico, totalizando o valor de R$ 17 mil. Também serão adquiridos equipamentos para algumas escolas, escolhidas conforme critério do próprio Mec, que atendem maior número de alunos e para qualificar o espaço da Sala de Apoio Pedagógico Especializado, totalizando R$ 8.435,00.