Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Parceria que deu certo

O Colégio Nossa Senhora Medianeira, preocupado em envolver os pais no dia-a-dia escolar, desenvolve o projeto “Embarque no Mundo da Leitura”, cujo principal objetivo é desenvolver e utilizar procedimentos e estratégias de leitura eficientes para fomentar nos pequenos estudantes momentos mágicos, fantasiosos e de imaginação compartilhados com os familiares. No projeto, os professores da educação infantil (maternal, nível I, nível II e nível II) e do primeiro ano, baseados na idade de cada estudante, colocam os melhores títulos em uma sacola. Por meio de sorteios diários, cada dia uma criança é apontada e leva para a sua residência a sacola. “Em casa alguém lê ou conta uma ou mais histórias e assiste ao material multimídia das atividades da turma. No dia seguinte, a criança socializa com os colegas, relatando a história que foi contada em casa”, explica a coordenadora Madalena Grehs.
Para os professores envolvidos, família e escola precisam ser parceiras na criação de um vínculo de comunicação que abra o caminho para o sucesso escolar. Neste sentido, apontam que é muito importante que os pais e familiares estejam presentes no cotidiano da escola. Os educadores também defendem que é através da leitura diária e de um começo precoce na história de leitor que as crianças têm contato com a linguagem formal dos livros e com todo o texto escrito que os motiva a aprender, ao mesmo tempo em que embasa suas aprendizagens posteriores. Além disto, articula o pensamento, através de acréscimo vocabular, bem como sensibiliza para a linguagem de um modo geral.
Conforme Helena Viera, mãe de Júlia, seria bom receber a mochilinha mais vezes, pois é importante as crianças trazerem conhecimento para casa. Elizabeth Moreira, mãe de Pedro (Nível II), também aprova o projeto e diz que é uma oportunidade de ter uma leitura orientada. Já para Cléamaris Corte, mãe de João Pedro, o projeto é muito bom, pois incentiva a leitura e o hábito de ler diariamente, além de ser importante para conscientizar os pais a comprarem e lerem livros para os filhos.