Por:
Sentinela em campanha contra as drogas
O Serviço de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que há dois anos e meio atua junto à secretaria municipal de Assistência Social e Habitação, em 2008 está engajado na luta contra a dependência química. Este ano o Serviço Sentinela está desenvolvendo o projeto “Longe do Mundo das Drogas”, que tem por objetivo trabalhar com alunos de 5ª a 8ª séries de escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino a prevenção através da conscientização dos riscos e conseqüências do uso de drogas lícitas ou ilícitas. Além disso, também visa capacitar profissionais da área da rede de proteção de crianças e adolescentes.
A equipe do Sentinela está realizando visitas em 14 escolas: Guia Lopes, Lepage, Penedo, Fábio Nackpar dos Santos, Professor Dinarte, Cristo Rei, Eveline Fonseca de Oliveira, Cristhiano Afonso Graeff, São Paulo, São João Batista de La Salle, Percílio Joaquim de Oliveira, Adão Jaime Porto, Medianeira, Ulbra, e também o Projeto Acreditar e Centro Social Amigo da Criança. Em parceria com a Brigada Militar, através do tenente Paulo Rogério e da soldado Eliane Nunes, a intenção é conscientizar aproximadamente 2.500 pessoas.
Para a secretária de Assistência Social e Habitação, Leandra Sartori, trabalhar a prevenção é primordial, principalmente na faixa etária que vai dos 10 anos adiante. “O mundo das drogas leva a tristes caminhos, como a morte, a prisão ou a luta constante com a dependência”, explica. “É preciso prevenir e orientar para que os jovens tenham uma vida melhor e mais saudável longe do vício”, conclui.
Fique esperto
• Aprenda a dizer não, mesmo que um amigo ou parente lhe ofereça remédios, bebidas, cigarros ou outras drogas;
• Pratique atividades como esportes, música, dança, teatro, entre outros;
• Converse com seus pais e professores sobre o assunto, sem medo. Seja amigo de seus pais;
• Não aceite nada de estranhos;
• Tenha planos e objetivos para o futuro;
• Aceite-se como você é. Se você ama a si mesmo estará pronto para ajudar a si e aos outros;
• Quando sentir-se triste, angustiado, confuso, procure ajuda na família, na escola ou com alguém que confia e sente-se bem.