Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Um gostinho de quero mais

Candelária ganhou no final de semana uma nova festa que, ao que tudo indica, será destaque do calendário de eventos do município daqui para frente. Promovida pela RBS TV dos Vales e Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev), com apoio da prefeitura e Emater/Ascar, a Festa da Colônia gerou grande movimentação na cidade tanto no sábado como no domingo. Segundo estimativa dos organizadores, cerca de 10 mil pessoas passaram pelo evento durante os dois dias de realização. A proposta de valorizar os produtos e a cultura do interior também foi alcançada na opinião de organizadores, expositores e visitantes (veja matéria nesta edição).
A maior presença de público foi registrada no sábado. Para tanto, colaborou o dia ensolarado e o show com Os Três Xirus, a atração mais esperada e que correspondeu às expectativas dos presentes. Na seqüência, aconteceu o show com o cantor Wilson Pause. A programação musical de sábado ainda incluiu a apresentação da Banda Munich, que aconteceu na parte da manhã.
No domingo pela manhã, uma programação paralela à festa, também valorizou a colônia e seus representantes. Inicialmente, aconteceu a inauguração do Monumento ao Colono, fixado na confluênica das avenidas Getúlio Vargas e Júlio de Castilhos, seguida pelo desfile alusivo ao colono e motorista (veja matéria nesta página). Depois a festa prosseguiu na estrutura coberta montada ao lado da Casa de Cultura. Os shows ficaram por conta da Banda Ghermania, do Grupo Freundenkreis e da Banda Arpejo, todos na parte da tarde. A movimentação maior aconteceu mesmo à tarde, embora a chuva registrada que, certamente, retirou um contingente considerável de visitantes. Mesmo assim, as impressões gerais recolhidas foram todas positivas e a Festa da Colônia terminou com um “gostinho de quero mais”.

Inaugurado monumento ao colono
Mesmo com o tempo nublado, o último domingo, 27, teve um brilho cintilante e muito especial. Além da grandiosa e inovadora festa nas redondezas da Casa de Cultura Marco Mallmann, a colônia também foi reverenciada com a inauguração do monumento ao colono, edificado no entroncamento das avenidas Getúlio Vargas e Júlio de Castilhos. A solenidade, que aconteceu durante a manhã, contou com a presença de autoridades municipais e de outras lideranças locais, além das soberanas do município com todo seu charme e beleza.
A placa inaugural do monumento ao colono foi descerrada pelo casal Theofrid e Olívia Wendler, entregando oficialmente à comunidade um marco que se incorpora à paisagem da cidade. A obra assinada pelo artesão Valério Volz mostra uma figura masculina e outra feminina, com alturas de 1.70 e 1.60, respectivamente. Segundo o responsável pelo monumento, para a confecção das personagens foi usado fibra de vidro (fiberglass), com acabamento em pintura automotiva em pátina bronze. Colocada em uma base de tijolos maciços revestidos com pedras decorativas, a escultura é justificada com uma placa fixada junto à base. “Os colonizadores encontraram aqui uma terra fértil, onde depositaram a semente do trabalho, coragem e idealismo, protagonizando a formação da identidade do nosso povo e, através de seus descendentes, prosseguem gerando desenvolvimento. Nossa homenagem aos homens e mulheres que são exemplo de perseverança e amor à terra”.
DESFILE – O ato inaugural foi encerrado com uma bela apresentação do Grupo Freundenkreis. Posteriormente, seguiu-se o desfile em homenagem a colonos e motoristas, o primeiro nestes moldes realizado em Candelária. A partir do Rincão, os participantes seguiram pela Avenida Pereira Rego até o centro da cidade, onde o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, padre Antônio Bremm (Tonico), abençoou a todos. Segundo os organizadores, aproximadamente 300 carros participaram do desfile. Destaque para a participação de alguns grupos do interior, que realizaram participações temáticas em referência à vida na colônia.